Experiência do Programa de Gênero e Religião é apresentada no México

Desde o início do ano o Prof. Dr. André S. Musskopf acompanha, como assessor externo, a criação de um curso de pós-graduação em gênero na Universidad Iberoamericana da Cidade do México. Recentemente, o docente esteve na referida universidade e conversou com o grupo de pesquisadoras e pesquisadores responsáveis pela criação do mesmo. André falou sobre a trajetória das discussões nessa área na Faculdades EST desde a década de 1980, quando iniciaram as discussões que resultaram na criação da Cátedra de Teologia Feminista, em 1991. Também apresentou a recente pesquisa que revelou o impacto da Cátedra na produção acadêmica na área de Teologia Feminista e estudo de gênero, publicada no livro disponível no formato e-book (http://www.est.edu.br/downloads/pdfs/biblioteca/livros-digitais/Teologia_Feminista-E-BOOK-FINAL.pdf).

Ao relatar sobre a criação e implementação do Programa de Gênero e Religião (2008), destacou a importância da articulação entre extensão, ensino e pesquisa e o diálogo com igrejas e grupos religiosos, movimentos sociais e sociedade civil, governos e agentes públicos, a partir da lógica proposta pelo organograma em forma de mandala sistematizado no processo de reestruturação do Programa em 2013. Destacou as publicações produzidas em articulação com o Núcleo de Pesquisa de Gênero, inclusive do recém-criado Periódico “Coisas do gênero – Revista de estudos feministas em teologia e religião” (http://periodicos.est.edu.br/index.php/genero), como meio de socialização das pesquisas produzidas e comentou a realização do IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

Prof. André falou sobre a importância da aprovação do Regulamento do Programa de Gênero e Religião como forma de garantir a institucionalidade dos processos desencadeados pelo mesmo e a adoção de uma Política de Justiça de Gênero. “Esses documentos reafirmam o compromisso institucional e facilitam o debate sobre as questões trabalhadas pelo Programa no âmbito da própria instituição”, diz ele. Por fim, compartilhou também acerca da nova Linha de Pesquisa “Gênero, feminismos e diversidade” no âmbito do Mestrado Profissional, falando do processo de criação, definição de currículo e desafios para sua concretização.

Os e as presentes destacaram a importância de conhecer experiências existentes nessa área e agradeceram a oportunidade de conhecer a trajetória da Faculdades EST. Compartilharam sobre a proposta em discussão na instituição que reúne as diversas disciplinas que compõem a Área de Humanidades. No atual estágio estão finalizando a proposta de malha curricular com a contribuição de todas as disciplinas envolvidas no projeto através de representação de cada departamento (incluindo Ciências Religiosas). A primeira seleção de estudantes para o curso deverá ocorrer em 2016 e espera-se a continuidade da parceria entre as duas instituições.

A visita e encontro na Universidad Iberoamericana se deram no contexto do VII Colóquio Internacional “Arqueologia da violência” (https://arqueologiadelaviolenciaibero.wordpress.com/), promovido pelo Departamento de Ciências Religiosas. Nesse evento o Prof. André também participou como palestrante da Mesa Temática sobre “desconstrução da religião sacrificial” e concedeu entrevista à Rádio da Universidade no programa Zigma Político.