Estudantes de Teologia debatem Metas Missionárias com secretário de Missão da IECLB

A Aula Inaugural do Curso de Teologia da Faculdades EST, realizada na noite da última segunda-feira (12), trouxe o secretário de Missão da IECLB, P. Pedro Puentes, para debater com os e as estudantes o trabalho da igreja e as Metas Missionárias 2019-2024.

Formado em Teologia no Chile e pós-graduado nos Programas de Mestrado e Doutorado da Faculdades EST, o secretário falou aos futuros ministros e às futuras ministras da igreja sobre o trabalho de sistematização das metas e os desafios da IECLB, diante de dados estatísticos levantados em todo o Brasil.

O pastor lembrou que o processo das Metas Missionárias teve início no ano de 2017, no Fórum de Missão ocorrido na Faculdades EST. A partir deste encontro, foi feita uma reorganização dos objetivos, sistematizando e fortalecendo o trabalho que já estava sendo desenvolvido pela igreja.

Pedro Puentes ainda explicou que as metas missionárias dizem respeito a quem queremos ser até 2024 e que, para alcançarmos esses objetivos é preciso a reflexão de cada comunidade, avaliando onde estamos e onde queremos chegar.

A aula inaugural ainda contou com um painel, em que o P. Fernando Matias, da Paróquia de Barrando/São Lourenço; o P. Valdir Rodolfo Gromann, da Comunidade de São Leopoldo e Elisabetha Kannenberg, presidente do presbitério da mesma comunidade, apresentaram experiências de suas localidades, debatendo com os e as discentes exemplos práticos de realização das Metas Missionárias. Estudantes da Faculdade EST compartilharam, no mesmo painel, resultado de reflexão realizada no componente curricular de Ética, semestre 2019/1, relacionando as Metas Missionárias da IECLB com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (2015-2030), da ONU.

A Faculdades EST conversou com secretário de Missão da IECLB, Pedro Puentes, para conhecer melhor o trabalho da Secretaria de Missão e descobrir como a comunidade acadêmica pode se envolver neste processo.

Faculdades EST – Qual o trabalho da Secretária de Missão e como é realizado?

Puentes – Compete à Secretaria de Missão organizar, animar e motivar toda a discussão sobre missão. Tudo que corresponde ao planejamento missionário nas comunidades e sínodos. Organizar e articular as estatísticas e as coletas de dados em todas as comunidades e paróquias, além de organizar a campanha “vai e vem” da oferta nacional para a missão que visa financiar o projeto missionário.

Faculdades EST – Qual o papel que a igreja atribui à juventude no que se refere às metas missionárias?

Puentes – É uma preocupação diante da constatação das estatísticas que apontam que só quase 10% da juventude participa de alguma atividade da comunidade. Então, de alguma forma, precisamos nos organizar de uma maneira diferente para alcançar o público jovem. Por outro lado, estamos na época do protagonismo juvenil. É preciso formar lideranças jovens e dar lugar para que a juventude tenha voz e possa nos mostrar o que só o jovem consegue enxergar. Sair da concepção de uma igreja formada por uma geração mais avançada para integrar uma visão atual que nos aponte o caminho futuro.

Faculdades EST – Considerando a 1ª meta, como a igreja avalia o trabalho e a missão da Faculdades EST?

Puentes – A Faculdades EST é uma das três casas conveniadas. É a casa que mais tem história. É a casa que mais está no coração dos membros da comunidade. Foi a única que só não formou ministros e ministras, como teve uma presença na formação cristã contínua, lideranças e assim por diante. Tem um papel significativo na qualificação das pessoas em suas diversas funções dentro da igreja.

Faculdades EST – Sendo a Faculdades EST uma instituição reconhecidamente aberta às diversidades, com projetos como o Programa de Gênero e Religião e o Grupo Identidade, como contribuímos com a meta número 3?

Puentes – Por muito tempo vivemos com um olhar que ocultava a diversidade. Esses projetos nos ajudam abrir os olhos e mostrar a realidade como ela de fato é. Uma realidade diversa, uma realidade plural. O desafio agora é organizar para incluir e incorporar, de forma que toda essa diversidade venha a fazer parte da igreja. Um trabalho enorme, mas que esses projetos da Faculdades EST são essenciais para criar consciência.

Faculdades EST - Como a comunidade acadêmica pode contribuir mais com as metas missionárias da igreja?

Puentes – Já estão contribuindo com todo o aporte que fazem. Eu diria ainda que seria continuar e aprofundar o diálogo do que está sendo feito aqui e também do que está sendo feito pela igreja, para que ambas as instituições possam se retroalimentar.

Fonte: Setor de comunicação e marketing

• Quer fazer sua pós-graduação na EST? Inscrições para o Mestrado Profissional seguem até o dia 21 de setembro

• Inscrições de trabalhos para o V Congresso Internacional são prorrogadas

• Revista Coisas do Gênero abre chamada para trabalhos sobre a liderança de mulheres na Igreja