Estudante do PPG/EST realiza intercâmbio na UNICAP

O estudante do Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST, Helio Teixeira, retornou de intercâmbio na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), onde pesquisou sobre a obra de autores nordestinos que tratam sobre o tema da caridade, entre eles José Inácio de Abreu e Lima, Antônio Pereira e Joaquim Nabuco.

“O tema da caridade é fundamental na história da igreja cristã, porque está intimamente atrelado à temática da diaconia”, afirmou Helio. Ele acrescentou que as revoluções pernambucanas do século 19, como a Confederação do Equador e a Revolução Praieira, tiveram no tema da caridade um dos eixos para as suas ações de cunho revolucionário, fato pouco divulgado pelos pesquisadores.

Além de pesquisar e trocar informações com professores e estudantes da UNICAP, o estudante do PPG-EST também aproveitou o intercâmbio para realizar uma imersão cultural no estado de Pernambuco. “Visitei engenhos da época colonial, centros culturais e muitas igrejas, inclusive a mais antiga do Brasil, a Igreja de São Cosme e Damião, localizada na zona da mata de Recife”.

Na UNICAP, Helio ministrou aula no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, coordenado pelo professor Dr. João Luiz Correia Júnior. “Esse tipo de intercâmbio é relevante devida à troca de informações e experiências adquiridas a partir de contextos de pesquisa com ênfases diversificadas”. Segundo Helio, o retorno crítico dos pesquisadores do nordeste terá valor inestimável no processo de produção da sua tese, que consiste em analisar o caráter eminentemente gratuito da obra cristã institucionalizada.

Helio permaneceu durante um mês em Pernambuco financiado pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), entidade vinculada à Capes, retornando à EST no dia 31 de agosto.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Comunidade da Paróquia Evangélica de Boa Vista conhece o campus da Faculdades EST

• Pesquisador José Roberto Limas da Silva participa de discussão sobre a metodologia da pesquisa na Faculdades EST

• Pastor Walter Altmann abre o semestre letivo do curso de Teologia da Faculdades EST