EST inaugura espaço de oração e refúgio no campus

Cerca de 50 pessoas estiveram reunidas, na quinta-feira, 2 de agosto, para a dedicação ao serviço do Senhor da Capelinha Bet Tefilah, local de acolhida localizado no campus da EST e destinado às pessoas que buscam um lugar de refúgio em meio à correria diária para orar e meditar.

Durante a dedicação, o estudante do Bacharelado em Teologia, Edir Spredemann, agradeceu a todas as pessoas que investiram seu tempo, ideias, trabalho e recursos para que “este espaço de oração, silêncio e meditação, encontro e refúgio” pudesse ser reformado para acolher aqueles que frequentam o Morro do Espelho.

O professor Dr. Júlio Adam escolheu textos propícios à dedicação e realizou breve reflexão, seguido de apresentação solo da professora Soraya Heidrich Eberle.

Inaugurada no dia 6 de abril de 1999, a história da capela remete a um ano antes, quando alunos do professor Dr. Nelson Kirst estudavam as Orações Públicas Diárias (OPDs) da igreja primitiva dos séculos 3 e 4 e propuseram destinar um espaço para a realização de orações breves, de 10 a 15 minutos, feitas várias vezes ao dia. “Esta turma reconheceu que esta prática poderia enriquecer a espiritualidade da comunidade da EST e começou a reunir um grupo que incluía pessoas de fora para pensar e organizar esses momentos de oração no campus”, disse a professora de hebraido, Ma. Marie Krahn.

Ao grupo de estudantes foi destinado pelo reitor da época, Prof. Dr. Lothar Hoch, um sala localizada ao lado do Instituto de Música. A reitoria concordou em reformar o espaço e a congregação se responsabilizou por conseguir os móveis, os objetos e as cortinas que tornaram aquele local aconchegante e sagrado.

Presente à dedicação, o atual reitor, Prof. Dr. Oneide Bobsin, recordou que a capela foi edificada sobre antigo espaço destinado ao lixo reciclável e que Jesus, a partir do nosso lixo, também nos recicla e oferece vida nova.

Como representante dos pastores aposentados, Manfred Hasenack manifestou sua felicidade em constatar que a antiga tradição de realizar devoções diárias no Morro do Espelho estava sendo resgatada a partir da capela, que permanecerá aberta 24 horas por dia.

Também estiveram presentes à dedicação da capela a arquiteta voluntária do projeto, Fabiane Mohr, o professor Dr. Nelson Kirst e o presidente do Conselho de Administração da EST, Sr. Hilmar Kannenberg.

Todo o projeto de reforma da capelinha foi impulsionado pela Comissão Vida de Culto, ancorada na Pastoral Universitária coordenada pela pastora Ma. Iára Müller.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Veja a programação de Natal do Coral do Espelho

• Cantata de Natal acontece no próximo domingo na Capela do Prédio S

• Composição de professor da EST é escolhida para o Tema do Ano da IECLB