EST + Cultura 2015

O mês de novembro chegou e com ele mais uma edição da Semana da Música da Faculdades EST/ESEP. Um dos momentos mais esperados dentro do Projeto EST+Cultura, quando alunos e alunas dos Cursos Técnicos em Música e Composição e Arranjo e Licenciatura em Música fazem apresentações e participam de oficinas e workshop com os artistas convidados.

Uma semana musical

A abertura da Semana da Música acontece na segunda-feira, 09, com Samuca do acordeon, um dos mais notórios acordeonistas da nova geração de músicos do Rio Grande do Sul. Em um estado onde o acordeon tem um papel importante e influente na música nativista e tradicionalista, Samuca extrapola essa forte tradição e faz de seu instrumento protagonista de um outro gênero musical, o choro. Em seu DVD “Fala agora”, Samuca aborda este antigo estilo musical, em uma linguagem contemporânea, com instrumentos elétricos e amplificados (bateria, contrabaixo e teclado), passeando também pelo jazz, tango, bossa-nova, chamamé, milonga e samba. Samuca se apresenta às 19h30, no Auditório do Prédio H, na Faculdades EST.

Na terça-feira, 10, às 19h30, acontece a oficina "Reflexões e ferramentas para professores de iniciação ao violão popular", com Maithan Timm Knabach. A oficina pretende ser bem prática com muito espaço para experimentação dos assuntos tratados. Também na terça-feira, às 20h30, no Auditório do Prédio H, na Faculdades EST, acontece o recital de Maithan Timm Knabach. Com a sonoridade instrumental do violão de 7 cordas e participação da atriz Raíza Auler. O trabalho apresentado chama-se “Manhã de Outono” e é um passeio pelo universo da tradição popular gaúcha e brasileira, através da obra de artistas como Marco Pereira, Toquinho, Vinícius, Mário Barbará, Mario Quintana, Tom Jobim e Chico Buarque, além das composições próprias de Maithan Knabach. As atividades acontecem no Auditório do Prédio H, na Faculdades EST.

Na quarta-feira, 11às 19h30, tem noite gospel com Fabinho Vargas. O leopoldense, ex-integrante do grupo Tchê Guri, gravou seu primeiro CD de louvores em 2011“...E nada me faltará”.  Fabinho Vargas é formado em Marketing, é empresário, músico e apresentador dos programas NA FÉ, da TVCOM (Grupo RBS); e FELICIDADE MIX, na Rádio Felicidade Gospel FM. Fabinho irá se apresentar no Auditório do Prédio H, na Faculdades EST.

Na quinta-feira, 12, às 19h30 acontece o Workshop "Work Music & Business" com os baixistas Carlos Loureiro – Bravery Branded e Tomás Gonzaga – Daydream XI. Também na quinta-feira, a partir das 21h, o público pode conferir o show pesado da Bravery Branded, banda gaúcha de heavy metal, formada em 2004 pelo guitarrista Eduardo Munari. A característica da Bravery Branded é a forte performance de palco, além das letras das músicas que fazem referência à cultura gaúcha. Em 2010, a banda lançou o EP Souther Steel, que foi sold out em vendas no Japão. A formação tem Júnior Saldanha nos vocais, Eduardo Munari e Murilo Qader nas guitarras, Carlos Moureiro no contrabaixo e Thiago Bastitti na bateria. Ambas as atividades acontecem no Auditório do Prédio H, na Faculdades EST.

O último dia da semana da música acontece na sexta-feira, 13, com a Noite da Licenciatura. A partir das 19h30 discentes do curso de Licenciatura em Música promovem a Festa da República, com palco livre, em alusão ao Dia Universal da Música, comemorado em 22/11. A atividade acontece no Auditório do Prédio H.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• Docentes da ESEP em formação continuada