Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Ensino Religioso pressupõe diálogo e valorização das diferenças


Ensino Religioso pressupõe diálogo e valorização das diferenças

A emergência de novas tecnologias pedagógicas e as suas implicações na formação das múltiplas adolescências que compõem o cenário escolar atual estiveram no centro de debates do IX Simpósio de Ensino Religioso, evento que reuniu 130 professores e pesquisadores no campus da Faculdades EST nos dias 29 e 30 de agosto.

O destaque do encontro foi o lançamento do livro “Ensino Religioso e Docência e(m) Formação”, obra que sinaliza a trajetória de conquistas e a consolidação dessa área do conhecimento como resultado de um trabalho conjunto, centrado no fomento ao diálogo e no respeito às diferentes manifestações religiosas.

“Um livro produzido a muitas mãos demonstra que os avanços na área do Ensino Religioso são decorrentes de um esforço coletivo, e não de iniciativas pessoais”, disse a professora da EST, Dra. Laude Brandenburg, organizadora da obra ao lado dos doutores Remí Klein, Iuri Reblin e Gisela Streck.

Na avaliação de Laude, o grande número de comunicações apresentadas ao longo dos dois dias de simpósio demonstrou que a produção de conhecimento conjunto em torno da área do Ensino Religioso tem dado certo. “O encontro de São Leopoldo deixou claro que as sementes do Ensino Religioso continuam a ser lançadas, cabendo a todos nós, independente de credo, cultivá-las com sabedoria”.

Segundo um dos organizadores do Simpósio, Prof. Dr. Iuri Andréas Reblin, o legado do IX Simpósio foi estreitar a rede epistemológica e a prática do ensino religioso. “Há tanta coisa acontecendo Brasil afora, nos mais diferentes ângulos e contextos, que não ficamos sabendo a não ser promovendo um encontro para compartilhar e divulgar experiências, descobertas, dificuldades e desafios para o Ensino Religioso”.

Para além de promover o intercâmbio entre pesquisas até então desconexas, o encontro de São Leopoldo serviu para canalizar ações que terão como reflexo imediato o fortalecimento da área no contexto brasileiro.

Ao longo dos dois dias, o simpósio acolheu palestras, mesas temáticas, oficinas, comunicações e espaços pedagógicos, além de apresentações culturais.

Interessados em adquirir a obra “Ensino Religioso e Docência e(m) Formação” podem acessar o site da Editora Sinodal, que esteve presente com um stand de livros sobre o tema do Ensino Religioso ao longo dos dois dias do evento.

Confira uma galeria de imagens do encontro, registradas por Dilceu Witzke.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.