Encontro avalia a formação na área da diaconia

O reconhecimento da proposta de ministério compartilhado da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a excelência da formação teológica na Faculdades EST renderem ao professor Dr. Remí Klein o convite para participar de um grupo de trabalho para o Desenvolvimento de um Currículo Ecumênico de Diaconia.

O encontro reuniu, além do Brasil, representantes de Cuba, Armênia, Hong Kong, Coréia, Japão, Noruega e Alemanha na cidade de Genebra, na Suíça, entre 10 e 12 de dezembro.

“Além de importantes contatos junto a representantes do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e da Federação Luterana Mundial (FLM), pude constatar ao longo do encontro o quanto a EST é reconhecida pela sua formação teológica em nível de graduação e pós-graduação não só no contexto brasileiro, mas latino-americano”, enfatizou.

Pró-Reitor de Ensino e Extensão, Remí identificou a necessidade de tornar a proposta de formação teológica da EST ainda mais visível frente à comunidade internacional, o que requer a disponibilização de informações sobre a instituição também em inglês.

Servindo como preparatória para as discussões da 10ª Assembleia do CMI, agendada para 2013, na Coréia, o encontro de Genebra contribuiu para a troca de informações sobre a formação diaconal ao redor do mundo e para a avaliação dos currículos implementados nas diferentes instituições de ensino.

Segundo os preceitos da IECLB, o ministério diaconal tem em vista a comunidade terapêutica. Tem olhos e ouvidos para o sofrimento, se empenha por cura e prevenção e seu trabalho é planejado em sintonia com os demais ministros e os presbíteros.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos