Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Encontro Anual da Eurodiaconia (Eurodiaconia 2016 Annual General Meeting)


Encontro Anual da Eurodiaconia (Eurodiaconia 2016 Annual General Meeting)

Durante o ano passado, um encontro organizado pela Secretaria de Ação Comunitária da IECLB e pelo grupo de Pesquisa Práxis Social da Igreja, coordenado pelo Prof. Dr. Rodolfo Gaede Neto, e do qual o pós-doutorando Helio Teixeira faz parte, acolheu na Faculdades EST integrantes da Eurodiaconia. A partir dessa integração, surgiu o convite para que a Faculdades EST estivesse presente num dos encontros anuais da Eurodiaconia, que acontece sempre no contexto europeu, e que marcou o 20º aniversário do evento.

A Eurodiaconia tem sede em Bruxelas e reúne uma série de outras instituições locais. São 47 igrejas e ONGs cristãs atendidas através da prestação de serviços sociais e de saúde e defendendo a justiça social.

Recentemente, o pós-doutorando Helio Teixeira esteve na Holanda, representando a Faculdades EST e o grupo de pesquisa Práxis Social da Igreja, onde participou como observador do Encontro Anual da Eurodiaconia de 2016, que aconteceu na Kerk in Actie, localizada na cidade de Utrecht, entre os dias 8 e 10 de junho, na instituição. “Foi uma visita de trabalho, para acompanhar os projetos desenvolvidos na comunidade e aprender como se faz diaconia na região”, disse Helio. “No Brasil, em geral é um trabalho voluntário. Mesmo que se torne institucional, ele tem uma grande dose de voluntariado”, destacou, ao relatar as diferenças entre os contextos europeu e brasileiro. 

Helio foi acolhido por Heather Roy, secretária geral da Eurodiaconia (na foto). Ele foi o único representante brasileiro no evento que contou com a participação de mais de cem pessoas. “As discussões trataram de problemas sociais do contexto europeu enfrentados pelas instituições europeias de diaconia. O que apareceu com mais força foi a questão da alteridade”, sinalizou Helio, principalmente por causa do processo migratório recente. Para ele, o acirramento das posições totalitárias em função da crise econômica mundial acaba sendo um fator de escape para o refutamento das posições de acolhida e apoio às minorias. Este seria um ponto em comum entre a sociedade europeia e o contexto brasileiro.

O pós-doutorando, que tem suas pesquisas apoiadas pela CAPES, também aproveitou para conhecer uma comunidade composta em grande parte por “famílias sociais”. Tais famílias recebem subsídios do estado para cuidar de crianças em situação de vulnerabilidade, que por algum motivo são afastadas de suas famílias. “Conheci uma família com três filhos biológicos e mais cinco filhos adotivos”, disse Hélio, ao contar que algumas adaptam as casas para acolherem os novos integrantes.

O encontro mostrou que o contexto dos trabalhos diaconais na Europa é bastante diversificado e por isso as ações se diferenciam. Isso ocorre em função dos aportes financeiros recebidos de acordo com as necessidades específicas das instituições.  

O próximo passo é a organização de um simpósio de caráter mais acadêmico, que será organizado pelo grupo de Pesquisa Práxis Social da Igreja, a Eurodiaconia e o Seminário Evangélico de Teologia (S.E.T.) de Cuba, cujo local ainda será definido.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

 

 


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.