Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Enade, Capes e Ministério da Educação: Faculdades EST se destaca em avaliações nacionais


Enade, Capes e Ministério da Educação: Faculdades EST se destaca em avaliações nacionais

Nas últimas semanas, a Faculdades EST recebeu o retorno de importantes avaliações na área da Educação a nível nacional. Valorizando sempre a transparência com as pessoas discentes e a comunidade e também buscando a qualidade, a Instituição parabeniza todos e todas as envolvidas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no recredenciamento institucional do EAD junto ao Ministério da Educação (MEC) e na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a pós-graduação.

Para o Reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Wilhelm Wachholz, as notas distribuídas à Instituição nos últimos dias significam a consolidação da sustentabilidade aferida por avaliações externas. Para o Reitor, as avaliações externas testemunham a credibilidade que é conferida a Faculdades EST, ao mesmo tempo em que oferecem indicações para a gestão acadêmico-administrativa. O conjunto das avaliações para recredenciamento institucional EaD, dos PPGs pela CAPES e do ENADE da Licenciatura em Música trazem potencial estratégico para os rumos da Faculdades EST nos próximos anos. Por fim, salienta o reitor, cabe destacar o envolvimento da comunidade acadêmica da Faculdades EST. Por isso, cabe também agradecimento a discentes, docentes e técnico-administrativos da instituição.
Confira abaixo os resultados das avaliações e a importância das mesmas no cenário educacional brasileiro.

ENADE
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que mede os Indicadores de Qualidade da Educação Superior, divulgou o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O curso de Licenciatura em Música recebeu o conceito 4. Este levantamento ajuda os coordenadores e coordenadoras a aperfeiçoar cursos de graduação em todo o país.

Os dados do Enade permitem identificar as áreas de conhecimento que podem ser aperfeiçoadas, tanto nas instituições públicas como privadas. Em 2021, 30 áreas de conhecimento, entre elas a Licenciatura em Música, foram avaliadas em todo o país.

Para o Professor Maurício Marques, coordenador da Licenciatura em Música, a nota do Enade simboliza muito mais do que números de avaliação, mas sim o trabalho constante e conjunto do corpo docente, discente, e técnico administrativo da Faculdades EST. "É o reflexo do engajamento entre o curso de Licenciatura em Música e dos Discentes, que nos dá muito orgulho. Também é o resultado de um curso com alto nível de preparação e exigência, que resulta na formação de profissionais de alto padrão, comprovados neste resultado do ENADE. Obrigado aos nossos e às nossas discentes, pois como diz nosso slogan: O talento é seu, a gente só aperfeiçoa", celebra.

CAPES
O Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Teologia da Faculdades EST foi avaliado com nota 5 na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (2017-2020). Os conceitos Capes vão de 1 a 7 e são a principal referência de qualidade dos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) oferecidos no Brasil.

Para Flávio Schmitt, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST, a nota atribuída pela Capes ao PPG é “resultado de um esforço abnegado de seu quadro docente, das pessoas discentes e de toda uma estrutura de apoio à pesquisa que inclui a gestão da Faculdades EST, a secretaria acadêmica, biblioteca e toda uma infraestrutura, rede de apoio e parcerias com pessoas e instituições do Brasil e exterior. Portanto, o conceito 5 na Avaliação da CAPES é resultado de um trabalho coletivo e inovador. Este resultado também reflete a importância e qualidade da formação teológica de matriz protestante no contexto brasileiro e latino-americano, bem como o impacto social e eclesial da proposta do PPG. Serve de estímulo para continuar proporcionando formação de excelência em nível de Pós-Graduação em Teologia e desafia a melhorar cada vez mais.”

Já o Mestrado Profissional em Teologia subiu na avaliação e agora é nota 4, a nota anterior era 3. O curso, que é dividido em módulos, busca formar candidatos e candidatas que buscam aperfeiçoamento na reflexão e prática teológicas em seus campos específicos de atuação profissional, apresentando o mesmo nível de exigência e padrão de qualidade que o mestrado acadêmico.

“A nota da Capes representa o empreendimento conjunto da Faculdades Est. Significa que nosso Programa Profissional de Pós-Graduação em Teologia tornou-se, ao longo do tempo, um programa sólido e consistente. Agora nosso desafio é continuar avançando em inovações e na ampliação de nosso público” afirma a Professora Dra. Laude Erandi Brandenburg, coordenadora do Mestrado Profissional.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Na última semana de agosto também recebemos a visita virtual do Ministério da Educação. O momento fez parte da avaliação para recredenciamento institucional do EAD junto ao MEC. A avaliação foi composta por reuniões com docentes, com o corpo técnico-administrativo, pessoas discentes e egressos e egressas, além da análise de documentação e preenchimento de formulários.

A visita às instalações físicas da EST aconteceu no dia 29 de agosto. O conceito final do MEC é a nota 4.

Para o Professor Dr. Marcelo Saldanha, coordenador do Núcleo de Educação a Distância, a avaliação institucional do EAD confirmou a missão de promover um ensino a distância que valoriza o fator humano. Em tempos de massificação da educação, a EST recebeu destaques pela atuação qualificada e presente da tutoria e pela qualidade do material didático, elaborado por docentes com doutorado na área. Segundo Marcelo, “saímos dessa avaliação cientes da nossa responsabilidade em escutar a comunidade discente e promover uma educação a distância que seja realmente humana”.

O Professor Dr. Júlio Cézar Adam, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, afirma que as notas distribuídas a Faculdades EST nas diferentes avaliações reafirmam a consistência acadêmica dos programas de pós-graduação da Faculdades EST, bem com sua importância e relevância teológica e social para a pesquisa no país e na América Latina. A avaliação destaca o carácter inovador da pesquisa, a identidade protestante e ecumênica e o comprometimento ético das propostas dos dois programas da Faculdades EST. Além disso, a avaliação nos fornece subsídios para qualificar ainda mais nossas propostas e seguir contribuindo para a construção de uma sociedade justa, digna e sustentável.


 


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Nova Economia e Governança Sustentável é tema de curso online gratuito; saiba como se inscrever

  • SAIU O LISTÃO! Veja a relação de pessoas aprovadas no vestibular da EST

  • Veja a lista das pessoas aprovadas para ingresso no Mestrado Profissional da Faculdades EST

  • COMUNICADO INTERNO

  • COMUNICADO IMPORTANTE

  • Doutorado e Mestrado Acadêmico em Teologia abrem inscrições para bolsas da Capes; veja o edital

  • Confira o resultado do Exame Pró-Ministério da IECLB

  • Confira a lista de pessoas aprovadas no mestrado e no doutorado em Teologia da Faculdades EST

  • Professores da EST participam do Congresso Brasileiro de Psicologia em São Paulo

  • Vantagens dos cursos de especialização da Faculdades EST

  • Grupo Identidade realiza webinar de lançamento do livro Petit Haiti: haitianos em Itapema (SC)

  • Alerta de Mensagem Falsa

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.