Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Em debate: ética e meio ambiente


Em debate: ética e meio ambiente

Na manhã deste sábado, 17, aconteceu no auditório do Prédio H, na Faculdades EST, a mesa redonda com a participação de Claudia Dreier, jornalista e geógrafa, e Ernesto Martinez, engenheiro agrônomo. O debate da manhã de sábado foi mobilizador. Cláudia falou sobre “Os desafios da ambientalização na sociedade” e apresentou a Fundação Gaia, fundada pelo ecologista José Lutzenberger, que apostava nas tecnologias brancas, ou seja, aquelas que andam com a natureza e não contra ela. Gaia é o planeta vivo, por isso Claudia salientou a importância de cuidar da temperatura média do planeta. “Uma pequena mudança de um ou dois graus pode ser fatal para a existência de toda a vida no nosso planeta”, salientou. A Fundação Gaia também oferece aulas de ecologia a céu aberto. “É muito importante divulgar as ideias de Lutzenberger e falar para um público engajado e preocupado com a questão do meio ambiente”, disse Claudia. “Nossa ética tem que estar voltada para a ética de Gaia, para que a gente entenda os processos da natureza e de alguma forma possa contribuir para que esse equilíbrio dinâmico aconteça”, alertou.

Em seguida, Ernesto apresentou o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor – CAPA, criado em 1978, como um serviço da Igreja de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. “O CAPA se consolidou como organização de referência na agroecologia e no desenvolvimento rural sustentável na Região Sul do Brasil”, disse ele. Também relatou que a região do Pampa, que o CAPA abrange está centrada na produção de gado de corte e no plantio de arroz irrigado. Ernesto apresentou imagens da campanha que surpreenderam os participantes, a maioria da região norte e nordeste do país e explicou que aos participantes o conceito de agroecossistema, que é um ecossistema com intervenção humana. “A gente acredita que o nosso trabalho tem que ser divulgado e é importante que a experiência seja reproduzida, multiplicada, como o que aconteceu aqui neste evento”, disse Ernesto.

Após o intervalo o debate seguiu com a apresentação das professoras da Faculdades EST Beatriz Alice Kullman de Souza e Eliana Cristina Caporale Barcellos que falaram sobre o projeto “Resíduos sólidos: o lixo pode ser luxo”, no qual estudantes são instigados a transformar garrafas pet e outros resíduos em objetos de uso, como brinquedos, bolsas, vasos, etc.

Durante a tarde, o Prof. Dr. André Musskopf, coordenador do Núcleo de Pesquisa de Gênero, apresentou o livro Teologia Feminista e de Gênero – A construção de uma área do conhecimento. André também informou sobre a nova Linha do Mestrado Profissional – Gênero, feminismos e diversidade, que será desenvolvido em 360 horas/aula, dividido em quatro módulos intensivos, com o objetivo de qualificar pessoas graduadas em Teologia e áreas afins. Serão aprimorados saberes e conhecimentos sobre teorias de gênero e teorias feministas, assim como serão desenvolvidas habilidades didáticas e pedagógicas que tenham como objetivo a construção de relações equitativas e justas. “Falamos sobre as nossas publicações, e, principalmente, sobre a questão da linguagem inclusiva, que ainda é um tabu para muitas pessoas e que é muito importante para a Faculdades EST”, esclareceu André. Além disso, foi apresentado o IV Congresso Latino-americano de Gênero e Religião – História, Saúde e Direitos, que acontece entre os dias 5 e 8 de agosto deste ano, na Faculdades EST. Informações pelo email gênero@est.edu.br.

Após as 15h, as salas do prédio H, na Faculdades EST, foram ocupadas pelos discentes que fizeram suas comunicações.  

Outras informações: http://www.fgaia.org.br/; http://www.capa.org.br/site/content/home/index.php

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Salão de pesquisa debate internet e seus recursos

  • Visitas de destaque na Faculdades EST

  • Prêmio CAPES de Tese concede menção honrosa para estudante da Faculdades EST

  • Faculdades EST forma turma de Bibliologistas

  • Grupo Anima se apresenta em Santa Cruz do Sul

  • ELCA e Igreja Sueca participam do VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

  • Fórum Estadual de Ensino Religioso debate a disciplina nas escolas estaduais

  • Estudantes de Teologia debatem Metas Missionárias com secretário de Missão da IECLB

  • Maurício Marques integra a programação do maior concerto de violão do Brasil

  • Luisa Gonçalves - Conheça a estudante da Faculdades EST que está conquistando o seu espaço no cenário musical da região

  • Intercâmbio Acadêmico 2020

  • Faculdades EST lamenta o falecimento do Pastor Rolf Droste

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.