Doutorandos do PPG/EST coordenam GT de simpósio sobre marxismo libertário

Os doutorandos do Programa de Pós-Graduação da EST, Helio Aparecido Teixeira e Ezequiel de Souza, coordenarão um dos grupos de trabalho (GT) do II Simpósio Nacional Marxismo Libertário, agendado para 9 a 11 de maio na Universidade Federal de Goiânia (UFG).

Intitulado Marxismos e Cristianismos de Libertação, o GT reunirá pesquisadores comprometidos com temáticas relacionadas às expressões de cristianismos de libertação no contexto latino-americano, considerando a produção do conhecimento a partir de uma interpretação do sujeito situado em determinado contexto teológico.

Ao contrário de ideologias que apontam para o desaparecimento da luta de classes, o encontro de Goiânia quer enaltecer o ressurgimento do marxismo libertário nas últimas décadas como teoria capaz de contribuir para a compreensão das mudanças recentes do capitalismo.

Além de coordenarem o GT, os estudantes do PPG/EST também farão a apresentação de comunicações. O artigo de Ezequiel foca sua mirada na construção da masculinidade no sul do Brasil, enquanto o texto de Helio discute a relevância do conceito “pobre” na teologia latino-americana.

A conferência de abertura será realizada na quarta-feira, 9 de maio, às 8 horas, pelo sociólogo e filósofo da UFG, Dr. Nildo Viana, que em sua apresentação debaterá o tema Acumulação Integral e Luta de Classes.

Centrado na temática das lutas de classe e contemporaneidade, o simpósio contará com a contribuição de pesquisadores das área da sociologia, filosofia, teologia e ciências política.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Quer fazer sua pós-graduação na EST? Inscrições para o Mestrado Profissional seguem até o dia 21 de setembro

• Inscrições de trabalhos para o V Congresso Internacional são prorrogadas

• Revista Coisas do Gênero abre chamada para trabalhos sobre a liderança de mulheres na Igreja