Domingos Armani fala sobre sustentabilidade em aula inaugural na EST

O sociólogo e mestre em Ciência Política, Domingos Armani, será o palestrante da aula inaugural dos cursos de graduação da Faculdades EST que terá como tema “O futuro profissional e o desafio de atuar em empresas não sustentáveis do ponto de vista organizacional”. A aula está agendada para a segunda-feira, 29 de julho, às 19 horas, no Auditório do Colégio Sinodal, anexo ao campus da EST, São Leopoldo, e será aberta à comunidade em geral.

Armani acumulou experiência nacional e internacional na área da consultoria social, trabalhando para Ongs, organismos de igrejas, movimentos sociais, órgãos públicos, agências internacionais e institutos e fundações empresariais. Suas principais áreas de atuação têm sido o planejamento estratégico participativo, a avaliação institucional, a formulação de planos de sustentabilidade, a mobilização de recursos e a facilitação de seminários.

“Há uma exigência legal por parte das comissões do MEC para que a sustentabilidade organizacional se torne um tema transversal no âmbito universitário”, pontuou o reitor da EST, Dr. Oneide Bobsin, para quem a humanidade está submetida a um processo civilizatório centrado numa visão de ser humano separado de outros seres e de si mesmo.

“Esta visão provinciana do mundo produz a não existência de outro saberes multimilenares, tão necessários para a integridade de toda a criação”, afirmou o reitor.

Pró-reitor de Gestão, o Dr. Valério Schaper disse que a vinda de Domingos Armani a São Leopoldo contempla uma das atividades planejadas por um grupo de trabalho instituído pela Federação Luterana Mundial (FLM) que tem como meta arquitetar a criação de um Instituto de Sustentabilidade sediado na EST.

“A FLM está desenvolvendo um programa direcionado a toda a América Latina com o objetivo de instrumentalizar as igrejas a iniciarem processos de planejamento e gestão estruturados a partir da noção de sustentabilidade organizacional”, destacou Schaper.

Em artigo publicado na Revista Cáritas, Armani argumenta que enquanto a sustentabilidade ambiental expressa a necessidade de equilíbrio entre vida social e natureza, a sustentabilidade de uma organização diz respeito à capacidade de tornar a sua missão e seu projeto institucional duradouros.

Além da aula inaugural, Armani estará reunido no dia 29 pela manhã com o corpo docente da Faculdades EST para uma oficina sobre “Sustentabilidade organizacional e o futuro profissional”.

Do final dos anos 80 ao início da década de 90, Domingos Armani foi professor na FAPA, em Porto Alegre, e na Unisinos, em São Leopoldo. Atualmente atua como professor convidado na UFRGS e na PUC–RS, assim como em outras universidades públicas e privadas em cursos de Especialização e de extensão na área de Gestão Social.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Quer fazer sua pós-graduação na EST? Inscrições para o Mestrado Profissional seguem até o dia 21 de setembro

• Inscrições de trabalhos para o V Congresso Internacional são prorrogadas

• Revista Coisas do Gênero abre chamada para trabalhos sobre a liderança de mulheres na Igreja