Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Dívida ilegítima exige da teologia uma radicalização de seus preceitos éticos


Dívida ilegítima exige da teologia uma radicalização de seus preceitos éticos

Um grupo de teólogos e teólogas vinculado à Faculdades EST, de São Leopoldo, e ao ISEDET, de Buenos Aires, esteve reunido entre os dias 15 e 17 de novembro para avaliar os impactos da dívida externa ilegítima no cotidiano das pessoas, das igrejas e dos países latino-americanos.

Idealizado pelo Programa de Incidência sobre a Dívida Ilegítima e Justiça Ecológica, vinculado à Federação Luterana Mundial (FLM), o encontro ofereceu continuidade a um trabalho realizado há 10 anos e que, segundo um dos coordenadores do Programa, P. Angel Furlan, consiste em “desenvolver atividades de conscientização, formação, incidência pública, investigação, auditorias e apoio tanto a iniciativas populares como governamentais a favor da anulação de toda dívida ilegítima e o estímulo à busca de novos modelos econômico-financeiros e de desenvolvimento”.

Os professores Daniel Beros, Carlos Dreher e Roberto Zwetsch enfatizaram     que a variedade, a riqueza e a profundidade das abordagens a respeito da temática da dívida e as repercussões ecológicas da questão que vieram das diferentes áreas da teologia permitiram uma abrangente compreensão do tema.

“Falou-se nos últimos anos de ‘desendividamento’ dos países na América Latina, o que, na verdade, representa uma farsa que oculta os disfarces que a dívida externa assumiu nestes países”, sentenciou o professor de Teologia Sistemática da EST e coordenador local do evento, Dr. Valério Schaper.

Na avaliação de Schaper, os disfarces da dívida e a sua extensão no corpo da sociedade e da igreja exigem da teologia uma radicalização dos seus posicionamentos éticos. “É preciso alertar a sociedade e as igrejas para que retomem e acentuem o tema da justiça econômica”, frisou.

Para o reitor da EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin, o encontro apoiado pela FLM permitiu uma reaproximação entre as instituições de São Leopoldo e de Buenos Aires, principalmente no tocante a temas que dizem respeito ao cenário latino-americano, como é o caso da dívida externa.

Reitora do ISEDET, Ma. Elsa Agüero considerou as palestras ricas e variadas. Após escutar tanto sobre injustiças e maus-tratos perpetrados por aqueles que detêm em suas mãos o poder do dinheiro, ressaltou, sinto que não podemos deixar de fazer algo para que essa situação se reverta.

Seguindo o compromisso reflexivo e a tarefa desenvolvida nos últimos 30 anos pelas igrejas da comunhão luterana, especialmente na América Latina, a FLM advoga pela anulação da dívida ilegítima e pela formulação de um novo modelo econômico-financeiro e de desenvolvimento. Esse é um objetivo defendido também por igrejas irmãs, pelo Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI), por organismos ecumênicos, redes, movimentos, universidades, organizações populares, parlamentares e governos da América Latina e de outras partes do mundo.

Além da professora Elsa e dos professores Valério e Oneide, Daniel Beros (ISEDET), o pastor Ángel Furlan (FLM - Argentina), Prof. Dr. Carlos A. Dreher (EST), o Prof. Dr. Roberto E. Zwetsch (EST) participaram do encontro de São Leopoldo o Prof. Dr. René Krüger (ISEDET), a Profa. Ma. Marcia Blasi (EST) e o Prof. Dr. Rodolfo Gaede (EST).

Jornalista responsável: Micael Vier Behs


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Quer fazer sua pós-graduação na EST? Inscrições para o Mestrado Profissional seguem até o dia 21 de setembro

  • Inscrições de trabalhos para o V Congresso Internacional são prorrogadas

  • Revista Coisas do Gênero abre chamada para trabalhos sobre a liderança de mulheres na Igreja

  • Ainda dá tempo de se inscrever no curso de extensão em Grego Bíblico da Faculdades EST

    Veja as formas de pagamento
  • Webinar discute teologias africanas e latino-americanas na próxima terça-feira

  • Comunidade da Paróquia Evangélica de Boa Vista conhece o campus da Faculdades EST

  • Submissões de comunicação para o V Congresso da EST terminam no dia 14 de agosto

  • Pesquisador José Roberto Limas da Silva participa de discussão sobre a metodologia da pesquisa na Faculdades EST

  • Pastor Walter Altmann abre o semestre letivo do curso de Teologia da Faculdades EST

  • Com possibilidade de bolsas da Capes, Doutorado em Teologia está com inscrições abertas até o dia 26 de agosto

  • Você sabe o que é Mindfulness? Curso de extensão sobre espiritualidade têm inscrições prorrogadas

  • Centro Beatitude da Faculdades EST participa de retiro e congresso de jovens em Brasília

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.