Desenvolvimento sustentável

A Faculdades EST esteve representada na Consulta Internacional sobre Religião e Desenvolvimento, através da participação do Instituto Sustentabilidade, entre os dias 15 e 18/12. A consulta foi organizada pela Federação Luterana Mundial, Pão para o Mundo e Act Alliance e reuniu mais de 40 pessoas de diferentes partes do mundo, representando organizações de cooperação internacional, centros de pesquisas e também organizações que estão desenvolvendo projetos de educação relacionados com religião e desenvolvimento.

Foram trabalhados os seguintes objetivos:

•   Mapear os correntes discursos teológicos sobre religião e desenvolvimento;
    •   Compreender a atuação, na prática e no debate, dos novos atores religiosos com relação ao desenvolvimento;
    •   Clarear a interface entre as organizações motivadas por fé e os atores políticos no tocante ao desenvolvimento (atuais e novas possibilidades de cooperação);
    •   Explorar maneiras de ampliar o papel da religião nos processos de construção da paz, resolução de conflitos e integração social;
    •   Mobilizar a reflexão acerca do papel da religião no debate sobre as metas de desenvolvimento sustentável pós-2015;
    •   Explorar áreas e formas de possível colaboração adicional ligada a projetos entre os principais atores nas igrejas e na pesquisa.

O Instituto Sustentabilidade América Latina e Caribe (InS), sediado na Faculdades EST, e representado na consulta pelo Prof. Dr. Valério Guilherme Schaper, foi convidado para participar e partilhar sua experiência inicial com vistas à capacitação de lideranças e à melhoria das organizações eclesiais. O modelo de educação coletiva mediado por plataforma eletrônica de educação a distância foi listado na conferência como uma “boa prática”.

Em certa medida, esta Consulta dá continuidade a outra, realizada em 2014, em Neuendetelsau, Alemanha, em que a Faculdades EST também esteve presente. O resultado dessa primeira Consulta foi relatado no livro “Religion: Help or  Hindrance to Development” (LWF Documention 58), editado pelo Dr. Kenneth Mtata.

O livro pode ser baixado gratuitamente do site da Federação Luterana Mundial através do link

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• Faculdades EST terá cursos de graduação EaD

• ESEP realiza formatura do Curso Técnico em Enfermagem