Desafios atuais na área de Direitos Humanos

Teve início nesta terça-feira, 02, o curso de extensão “Desafios atuais na área de direitos humanos” organizado pelo Núcleo de Gênero e Religião da Faculdades EST e coordenado pelo/a Prof. Dr. André Musskopf e Profa. Ma. Márcia Blasi. O curso será realizado em cinco encontros com duração de 4h/aula. A cada encontro será abordada uma temática específica com assessoria de profissional capacitado/a, com ênfase em questões de gênero e sexualidade. A iniciativa pretende qualificar a aplicação de políticas públicas.

A mesa de abertura do curso foi composta pelo Reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin; pela coordenadora do curso, Profa. Ma. Márcia Blasi; pelo secretário de Integração Social – SL, Marcelo Buz; e pela secretária adjunta de Educação – SL, Joana D’Arc Wittmann.

“Estamos dando mais um grande passo junto ao poder público para reconhecer e valorizar a diversidade”, ressaltou o Reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin. Para ele, investir nas relações entre as pessoas tem um impacto muito positivo na saúde e na queda da violência.

“A EST é uma grande parceira do município, momentos como este mostram a importância que tem uma instituição de ensino com o desenvolvimento da sua cidade”, destacou Marcelo Buz, secretário de Integração Social – SL.

Para a Profa. Ma. Márcia Blasi, que também coordena o Programa de Intercâmbio da EST, este tipo de evento é muito importante, pois fortalece a interação entre o espaço acadêmico e a comunidade.

“É preciso criar uma rede de apoio que vá além da escola, para dar suporte também às famílias”, frisou Joana D’Arc Wittmann, secretária adjunta de Educação – SL. Para ela, a maior dificuldade de um agente público ao ingressar numa comunidade, seja ele professor ou outro profissional, é lidar com as especificidades daquele espaço, segundo Joana é a questão cultural de quem chega, o desconhecimento sobre a cultura da comunidade, que dificulta o processo.

Para o Prof. Dr. André Musskopf, coordenador do curso, é importante reunir os agentes públicos para que eles se tornem multiplicadores dessas ações dentro das secretarias em que estão alocados. “Por isso é importante essa parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Integração Social”, lembrou.

Neste primeiro encontro, os/as participantes debateram sobre o tema “Gênero e Sexualidade – Conceitos e aplicações no cotidiano da atuação profissional”.

O próximo encontro acontece dia 16/09, das 13h30 às 17h, e dá continuidade ao tema “Gênero e sexualidade – Conceitos e aplicações no cotidiano da atuação profissional”.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos