Curso Técnico em Enfermagem agora também diurno

A abertura do ano letivo no Morro do Espelho começou com novidades. Este ano, a Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP) inova com o lançamento do curso Técnico em Enfermagem no turno da manhã, atendendo solicitações, principalmente, por parte da instituição parceira do curso, a UNIMED, que busca qualificar seus profissionais que trabalham no turno da noite e, por isso, encontravam dificuldades para estudar.

Segundo a coordenadora do curso Técnico em Enfermagem, Profa. Adriana Presser, este é um grande desafio e também um marco na instituição. “O nosso profissional precisa olhar para o todo, saber a importância do trabalho em equipe, saber dialogar com sinceridade e, é claro, ter a dimensão do cuidado humanizado como algo norteador da sua conduta”, disse a coordenadora.

Adriana apresentou o curso aos novos alunos e alunas. A proposta é realizada em módulos, com aulas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h20. A partir do segundo semestre, quando tem início o módulo 2, eles já iniciam a prática no Hospital Centenário e na UNIMED. A proposta do curso Técnico em Enfermagem da ESEP é aliar o conhecimento teórico com a prática, em pequenos grupos, para enfatizar a formação de qualidade.

O reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Wilhelm Wachholz, fez questão de salientar que a dimensão do cuidado com as pessoas não é nova para a instituição, que completa 70 décadas de atuação no próximo ano. “Daremos todo o apoio necessário aos novos estudantes para que se sintam bem com o grupo, mas também no campus”, disse o Prof. Dr. Remí Klein, Pró-Reitor de Ensino e Extensão da Faculdades EST. A Faculdades EST/ESEP primam pela excelência em seus cursos, por isso trabalham com pequenos grupos, com metodologia de ensino direcionada. “As vivências precisam ser especiais aqui no campus”, ressaltou Remí. O direcionamento humanizado do curso é o grande diferencial. “Precisamos pensar no paciente como um ser pleno na sua totalidade e não como um objeto, ou como algo fragmentado”, disse Adriana.

Aluna busca qualificação para ir trabalhar no Canadá

As motivações que levam ao curso Técnico em Enfermagem são as mais diversas. “A forma como conversaram comigo quando cheguei aqui procurando informações sobre o curso fez bastante diferença”, disse Micheli de Freitas. Gilson Pinto de Godois optou pela enfermagem porque sempre gostou de cuidar das pessoas. “Esse é o meu primeiro curso, depois pretendo cursar Biomedicina”, salientou.

Uma das alunas, após finalizar o curso, deve seguir para um intercâmbio no Canadá. “Eu estudei no Colégio Sinodal, já conhecia a EST e sabia do curso Técnico em Enfermagem da ESEP, então, quando surgiu a ideia da imigração, a escola que está nos assessorando lá do Canadá comentou sobre a necessidade de profissionais dessa área”, disse Joice Cristina Bassotto Flores. “Eu optei pela ESEP porque a acolhida aqui foi diferenciada”, disse.

Após a reunião de recepção aos alunos e alunas, que teve uma fala bastante motivacional sobre o mercado de trabalho, eles participaram de um café da manhã de acolhida e, em seguida, conheceram o campus. Interessados ainda podem realizar matrícula até a próxima semana.

A turma do curso noturno iniciou as atividades na quinta-feira, 19.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• Com possibilidade de bolsas da Capes, Doutorado em Teologia está com inscrições abertas até o dia 26 de agosto

• Você sabe o que é Mindfulness? Curso de extensão sobre espiritualidade têm inscrições prorrogadas

• Centro Beatitude da Faculdades EST participa de retiro e congresso de jovens em Brasília