Culto festivo remonta a história e a missão da EST ao longo de 68 anos

Ao recordar as palavras do P. Hermann Dohms proferidas em 1946, na solenidade de abertura da Escola de Teologia, o ex-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e professor da EST, P. Dr. Walter Altmann, disse no culto alusivo aos 68 anos da instituição, comemorados nesta quarta-feira, 26 de março, que embora a EST seja uma instituição modesta, a tarefa que lhe foi colocada pelo próprio Deus  é grande e santa.

Reunida na Capela da instituição, a comunidade acadêmica se misturou a ex-reitores e a ex-presidentes da IECLB que ouviram Altmann destacar a contribuição decisiva da EST para a unidade e a integralidade teológica da Igreja, assim como para o avanço do ecumenismo nacional e internacional. “Esses 68 anos remontam a uma história que olhamos com gratidão e com espírito de renovado compromisso”, destacou.

Ex-presidente da IECLB entre 1994 e 2002, o P. Huberto Kirchheim disse que o aniversário da EST representava um momento de gratidão, mas também uma oportunidade para refletir e analisar o Planejamento Estratégico para a tomada de decisões que irão nortear o rumo da instituição nos próximos anos.

Diante de um cenário marcado pelo pluralismo religioso, pelo sincretismo e pela mercantilização da fé, Kirchheim assinalou a necessidade de se delimitar qual será “o acento oferecido hoje para a formação teológica no contexto da IECLB”.

Ex-reitor entre 1991 e 1994, o P. Martin Dreher disse que, considerando o seu princípio humilde, a EST construiu uma “história maravilhosa” ao longo destes 68 anos.

Apesar de todas as conquistas, Dreher recordou que perdas também marcaram essa trajetória. “O encerramento do curso de música sacra tornou escasso o número de regentes na Igreja”.

Dreher também chamou a atenção para o fato de grandes universidades apresentarem déficit financeiro com a oferta de cursos na área das Ciências Humanas, o que sinaliza para a problemática em torno da estabilidade financeira da EST.

Na avaliação do reitor, Dr. Oneide Bobsin, o fato da EST ser uma instituição identificada confessionalmente com a IECLB a insere numa zona de tensão criativa entre tradição e inovação. “A presença de ex-reitores e de ex-presidentes da Igreja demonstra o nosso apreço à tradição que ampara essa instituição, mas também nos mobiliza a colher ideias e opiniões para que a gente possa traçar os passos futuros da EST”.

Em representação aos ex-reitores também estiveram presentes às comemorações os professores doutores Nelson Kirst, Danilo Streck e Lothar Carlos Hoch. Além de Walter Altmann e Huberto Kirchheim, o ex-presidente da IECLB, P. Gottfried Brakemeier, acompanhou o culto.

Em reunião com a reitoria, o grupo de ex-reitores e ex-presidentes puderam conhecer a amplitude de cursos da EST, instituição que atualmente quer marcar território para além da área teológica.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Pesquisador José Roberto Limas da Silva participa de discussão sobre a metodologia da pesquisa na Faculdades EST

• Pastor Walter Altmann abre o semestre letivo do curso de Teologia da Faculdades EST

• Com possibilidade de bolsas da Capes, Doutorado em Teologia está com inscrições abertas até o dia 26 de agosto