Cotutela é novidade

Sandro Santos da Rosa é o primeiro aluno da Faculdades EST a participar de um projeto de cotutela, que teve início através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PDSE-CAPES), em maio de 2015. Seu projeto é orientado pelo Prof. Dr. Ângelo Cardita, na Université Laval, e pelo Prof. Dr. Julio César Adam, na Faculdades EST.

O projeto de tese que Sandro está desenvolvendo é intitulado “Música e liminaridade: a expressão musical em contexto ritual e terapêutico” (Musique et liminalité: l’expression musicale en contexte rituel et thérapeutique). “A tese tem o objetivo de estudar sobre a capacidade propulsora da música na promoção do salus. No rito o salus é salvação e na terapia o salus é saúde.  O comportamento secular “separou” o salus com as noções de salvação e saúde. Assim, uma das questões da tese é: como a expressão musical pode rejuntar estas duas noções de modo a potencializar a experiência ritual e/ou terapêutica?”, explica Sandro.

“Meu doutorado terminará em 2017. Quando eu me formar eu terei a titulação de Doutor em Teologia pela Faculdades EST e também pela Université Laval”, ressalta Sandro. Sua banca de defesa da tese será formada por professores das duas instituições. “O acordo de cotutela, para além de inaugurar um laço acadêmico formal entre a Faculdades EST e a Université Laval, vai fazer com que meu trabalho seja mais abrangente, tanto na concepção do conteúdo quanto na sua publicidade”, afirma.

O projeto de cotutela é resultado de uma parceria acadêmica assinada entre a Faculdades EST e a Universidade Laval, em Québec, Canadá, envolvendo seus Programas de Pós-Graduação em Teologia e promovendo o intercâmbio de professores e de estudantes, o desenvolvimento de atividades conjuntas de pesquisa, a troca mútua de material didático e de publicações científicas, bem como o desenvolvimento de programas conjuntos de formação teve como primeiro evento o Seminário sobre ritualidade.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini