Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Coordenador e coordenadora do Programa de Gênero e Religião visitam a Igreja da Suécia


Coordenador e coordenadora do Programa de Gênero e Religião visitam a Igreja da Suécia

Entre os dias 26 de maio e 2 de junho, os coordenadores do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST, Prof. Dr. André S. Musskopf e a Profª. Drnda. Marcia Blasi, estiveram na Suécia à convite da Igreja da Suécia. O motivo principal da visita foi a participação na “Festa do Mundo”, onde é apresentada, discutida e celebrada a contribuição da Igreja da Suécia através da Cooperação Internacional através de projetos e ações em diversas partes do mundo.

A Världens Fest ocorreu entre 30 de maio e 1º de junho, na cidade de Karlstad, reunindo aproximadamente 3 mil pessoas. No contexto de uma programação intensa e diversa, André e Marcia facilitaram a oficina “Fazendo teologia na cozinha: Gênero, conhecimento e identidade luterana na América Latina”. No culto de encerramento também participaram do momento de rememoração do Batismo e envio dos/as participantes. Foi um momento de conhecer as ações internacionais da Igreja da Suécia e de apresentar o trabalho desenvolvido na Faculdades EST.

Marcia e André também estiveram reunidos com diversas pessoas e grupos da Igreja da Suécia, da Universidade de Uppsala e da Diocese de Uppsala, bem como com outros/as parceiros internacionais. Nos primeiros dias da visita reuniram-se com as responsáveis pelas questões de gênero na Igreja da Suécia e no Departamento Internacional, com a equipe de pesquisadores/as da Igreja da Suécia e com responsáveis por projetos executados na África. Também ministraram a palestra “Gênero, religião e teologia na América Latina” na Universidade de Uppsala em evento organizado pelo Fórum de Estudos Latino-Americanos. Após o evento em Karlstad, ainda participaram de almoço e reunião do grupo de pesquisadores/as da Diocese de Uppsala na casa do Bispo Ragnar Persenius.

“Este tipo de intercâmbio é fundamental para aproximar as parcerias internacionais e trocar informações e conhecimento sobre o que cada um/a está fazendo em seu contexto”, destacou André S. Musskopf.

“Foi uma oportunidade de compartilhar o que temos feito no Brasil e na América Latina em questões de gênero e sexualidade, especialmente a partir do apoio recebido da Igreja da Suécia”, afirmou Marcia Blasi.

Em Karlstad, André e Marcia também encontraram a Dra. Elaine Neuenfeldt, que já atuou na Faculdades EST como professora de Teologia Feminista e atualmente está à frente do Departamento de Mulheres na Igreja e Sociedade da Federação Luterana Mundial, parceira da instituição em vários projetos.

 

Confira abaixo um álbum de fotos da viagem!

 


Created with flickr slideshow.

Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.