Consumo de drogas representa uma “Falsa Liberdade”

Num gesto de valorização à vida, o estudante concluinte do curso de musicoterapia, Guilherme Bons, compôs uma música junto a pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS/AD), de Novo Hamburgo, conscientizando as pessoas para os riscos do consumo de drogas.

“Não use droga, escolha por viver”, assinala um dos trechos da canção intitulada “Falsa Liberdade”, na qual Guilherme e os pacientes do CAPS alertam para o fato de que “um minuto de êxtase” pode representar “uma vida de ilusões”.

Segundo a professora Graziela Carla Trindade Mayer, que acompanha o estagiário desde fevereiro, a ideia de compor a música surgiu de um concurso interno do CAPS sobre Saúde Mental que entusiasmava os pacientes a pensarem num jingle. “A partir da elaboração desse jingle surgiu a ideia de torná-lo um pouco maior e, a partir disso, foi criada a música”.

Gravada no estúdio Multimídia da EST na sexta-feira, 28, a canção será disponibilizada aos usuários do CAPS na forma de CD.

Na avaliação de Graziela, através do estágio no CAPS, Guilherme está tendo a experiência de circular pelo universo da saúde pública, possibilitando a ele visualizar como a musicoterapia seria aceita e aplicada neste contexto específico.

Ouça a canção “Falsa Liberdade”

• Pesquisador José Roberto Limas da Silva participa de discussão sobre a metodologia da pesquisa na Faculdades EST

• Pastor Walter Altmann abre o semestre letivo do curso de Teologia da Faculdades EST

• Com possibilidade de bolsas da Capes, Doutorado em Teologia está com inscrições abertas até o dia 26 de agosto