Conhecendo a voz através do canto

Conhecendo a voz  através do canto

Quem não gosta de curtir uma boa música, seja sozinho ou na companhia dos amigos? Pois este tem sido o ponto forte do Projeto EST+Cultura: mobilizar o público para curtir uma série de shows. São shows gratuitos com grandes músicos da região e do Brasil, além do bluesman americano John Primer. No início da semana, Frank Solari & Kiko Freitas agitaram o Morro do Espelho com guitarra e bateria poderosas. O público aprovou a iniciativa e lotou o espaço aberto do campus.

“A Faculdades EST é um importante centro de formação em música do sul do Brasil, que vem formando músicos e professores do Vale dos Sinos, região serrana, metropolitana, Vale do Paranhana e outros estados, como Santa Catarina, Espírito Santo e Paraná”, indica o Prof. Daniel Hunger, coordenador dos cursos técnicos em Música.

Com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o projeto tem crescido e se solidificado. A música é uma ferramenta importante de inclusão e pode ser usada também para mobilizar jovens em situação de risco. “Para o próximo ano, teremos muitas novidades, vamos tentar levar o Projeto EST+Cultura para dentro das escolas”, diz Dilceu Witzke, coordenador de marketing.

Durante esta semana, alunos e apreciadores de música participaram de um workshop de guitarra com Frank Solari e James Liberato e de uma masterclass de técnica vocal com Ariel Coelho.

Aprendendo a gritar?

A expressão sonora pode ter muitos efeitos para quem ouve. Alguns acham que cantar ‘com força’ é gritar. Ariel Coelho desmistificou a aplicação vocal durante esta semana na Faculdades EST.

Um dos participantes da masterclass sobre técnica vocal com Ariel Coelho foi o músico Leandro Vargas da Silva, do Grupo Tchê Guri, que trabalha com música há 26 anos. “O Ariel está trazendo uma nova visão fisiológica da voz. Muitas vezes, temos uma visão teórica e não vemos o aparelho fonativo da forma como ele nos apresenta. Sem falar na experiência musical que ele traz”, destacou Leandro.

Ariel Coelho é coordenador de um curso de técnica vocal, onde se dedica ao estudo sobre a fisiologia vocal. A fisiologia vocal estuda os músculos laríngeos e a relação deles quando são acionados. Tudo isso junto com noções que são pilares do canto, como apoio diafragmático, articulação, etc. “Com base na fisiologia, nós decodificamos os sons que aparecem nas vozes dos cantores e trabalhamos formas de desenvolver determinada habilidade vocal”, explicou Ariel Coelho. “Se alguém quer cantar tal música a gente treina a musculatura da pessoa e depois devolve ela pra música que deseja cantar. É como um preparador vocal. Mais ou menos como o preparador físico para os jogadores de futebol”, esclareceu Ariel.

Os alunos ficaram surpresos com as novidades trazidas por ele, resultado de suas pesquisas ao longo desses anos. “A participação dos alunos foi bastante envolvente, em busca de atualização sobre os conhecimentos de canto, para dar conta de uma variedade de estilos rock, pop, música gaúcha”, ressaltou Ariel Coelho. “Os alunos da masterclass têm sido muito ativo, estudiosos e antenados”, disse ele.

Na sexta-feira, 14, acontece o show de encerramento das atividades da semana. “O repertório vai ser uma mescla daquilo que eles já cantam e o que a própria banda vai propor pra gente. Queremos montar um repertório técnico-vocal interessante, mas que seja também atrativo para o público. É uma surpresa, mas garanto que o show dessa sexta-feira será muito divertido”, disse Ariel Coelho.

Próxima atração:

Workshop e Show de Rock com Ariel Coelho - GRATUITO

14/11, sexta-feira

Hora: 19h - workshop 20h30 - show

Ariel Coelho é membro da Associação Brasileira de Canto (ABC), da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) e da Fundação Ibero-Americana de Pesquisas da Voz Cantada e Falada (FIVCH). Coordena o Curso Livre de Técnica Vocal Aplicada ao Rock e o ROCK VOICE (Group of Studies on Applied Vocal Technique to Rock) e é o lead vocal das bandas CODA Classic Rock e Brazilian Pink Floyd. Ariel Coelho aprofundou seu trabalho e interagiu com alunos durante a masterclass que realizou esta semana. Na sexta o show contará com a participação dos estudantes, uma mostra do repertório trabalhado na master.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• Faculdades EST terá cursos de graduação EaD

• ESEP realiza formatura do Curso Técnico em Enfermagem

• Formatura das Graduações 2019/01