Congresso expõe as múltiplas faces culturais e religiosas das Américas

A professora da Faculdades EST, Ma. Selenir Kronbauer, participou entre 7 e 9 de abril do Congresso Internacional “Na escuta da América: encontro entre povos, culturas e religiões”, sediado na Pontifícia Universidade Urbaniana, em Roma, na Itália.

A proposta do congresso foi apresentar as várias Américas existentes dentro de um mesmo continente que, ao longo da história, tem se apresentado como um dos mais ricos laboratórios para examinar as relações entre distintas religiões, povos e culturas.

Com a participação de lideranças representativas desta diversidade, o encontro de Roma serviu para encontrar na multiplicidade dos rostos americanos a riqueza de um pensamento e um recurso para o desenvolvimento, no futuro global, de capacidades de coexistência e colaboração entre realidades diversas, mas não conflitivas.

Ao longo da programação, a professora Selenir participou, na segunda-feira, dia 7, ao lado de representantes do México, Canadá e Chile de uma mesa redonda sobre o tema “A América entre hibridações locais e processos globais”.

Ainda na segunda-feira, a professora que coordena o Grupo Identidade da Faculdades EST foi chamada a palestrar sobre “As culturas Afro no cristianismo americano” em sessão de trabalho sobre “Culturas americanas e experiência cristã”.

Durante os três dias de congresso, a Universidade Urbaniana acolheu pesquisadores da América do Norte, América Central e América do Sul, além de líderes religiosos católicos, evangélicos, hebreus e islâmicos, agentes sociais e da comunicação.

A edição de 2012 do congresso foi dedicada a examinar os contextos geográficos e eclesiais do continente africano e, em 2013, o centro dos debates foi o continente asiático.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Pesquisador José Roberto Limas da Silva participa de discussão sobre a metodologia da pesquisa na Faculdades EST

• Pastor Walter Altmann abre o semestre letivo do curso de Teologia da Faculdades EST

• Com possibilidade de bolsas da Capes, Doutorado em Teologia está com inscrições abertas até o dia 26 de agosto