CMI seleciona membros e lideranças para as comissões

Na reunião do Comitê Central do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), em julho passado, foi anunciada a comissão de liderança dos órgãos consultivos do Conselho. Esses órgãos devem orientar o trabalho do CMI após a realização da 10ª. Assembleia, realizada em Busan, República da Coreia (do Sul), em 2013, seguindo o chamado desta para uma "peregrinação de justiça e de paz".

O Pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e professor da Faculdades EST, Dr. Rudolf von Sinner, vai liderar a Comissão em Formação Ecumênica como moderador até a próxima Assembleia, prevista para 2020. Essa Comissão acompanha, principalmente, dois tipos de trabalho: o do Instituto Ecumênico em Bossey, na Suíça, onde acontecem cursos prolongados em nível de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado, em colaboração com a Universidade de Genebra), além de cursos eventuais sobre temas específicos. O programa de Educação Teológica Ecumênica (ETE) promove formação continuada de lideranças eclesiásticas em todas as regiões do mundo, criando redes de instituições teológicas ecumênicas e fomentando a qualificação de tais instituições. A EST, criada em 1946 pela IECLB, é uma referência na América Latina para uma educação teológica ecumênica de alto nível. "Minha escolha é sinal de confiança na EST e na IECLB, que muito nos honra, anima e responsabiliza", avaliou o Prof. Rudolf.

O Prof. Dr. Valério Schaper, também da Faculdades EST, integra o CMI como membro da Comissão de Fé e Ordem.  A Comissão de Fé e Ordem tem sua origem nos movimentos que contribuíram para o nascimento do próprio Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Esta comissão prepara documentos e estudos de temas que interessam ao CMI e, ao mesmo tempo, tenta manter uma atividade autônoma, trazendo ao Conselho assuntos que ainda guardam certa carga de controvérsia e demandam aprofundamento do mandato ecumênico das igrejas. “Minha indicação pela IECLB representa uma enorme responsabilidade, mas devo dizer que, pessoalmente, é uma alegria ter a chance de participar de um espaço teologicamente estimulante como este”, disse Prof. Valério.

A primeira reunião da Comissão de Formação Ecumênica está sendo planejada para março de 2015, no Instituto de Bossey. O secretário-geral do CMI, Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, destacou a importância deste e outros órgãos para o trabalho do CMI e suas 345 igrejas-membro em todo o mundo. "Esses órgãos consultivos representam a visão ampla, a sabedoria profissional e o compromisso histórico das igrejas e os movimentos das igrejas", disse ele. "A liderança destas comissões têm um papel crucial na comunhão das igrejas. Que Deus os abençoe com criatividade e clareza", acrescentou Tveit.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos