Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Buenos Aires sedia Seminário


Buenos Aires sedia Seminário

Aconteceu entre os dias 30/09 e 02/10 o Seminário Política para Justiça de Gênero nas Igrejas da América Latina e Caribe – Contextualização e implicações do processo Justiça de Gênero da Comunhão de Igrejas Luteranas promovido pela Federação Luterana Mundial (FLM) e organizado pela Rede de Mulheres e Justiça de Gênero. O Seminário ocorreu no Centro Kairós, em Buenos Aires, Argentina, e contou com a participação de Igrejas Luteranas do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Chile, Bolívia, Colômbia e de outros departamentos e organizações luteranas.

O objetivo do Seminário foi debater, aprofundar e construir estratégias para a implantação da Política de Justiça de Gênero da FLM, aprovada em 2013. Para tanto, as igrejas foram desafiadas a apresentar a situação atual no que diz respeito ao tema da justiça de gênero a partir de dados quantitativos e qualitativos, como a presença e participação de mulheres em diversos âmbitos, ações e projetos desenvolvidos na área de justiça de gênero e também questões teológicas, litúrgicas e diaconais.

A teóloga Marcela Bosch, Doutora em Teologia pela Faculdades EST, participou do Seminário falando sobre sua experiência com organizações e movimentos sociais na Argentina e como professora de Teologia. A Profa. Dra. Mercedes Bachmann apresentou reflexão sobre conceitos e imagens de Deus numa perspectiva bíblica. O Prof. Dr. André S. Musskopf, trabalhou com o grupo questões metodológicas para a implantação e transversalização da Política de Justiça de Gênero a partir da experiência do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST e contribuiu com o processo de construção de ações e indicadores. Os resultados do Seminário serão apresentados no encontro da Conferência de Bispos e Presidentes e Conferência de Liderazgos (COP-COL) de América Latina e Caribe da Federação Luterana Mundial, em 2015.

“Foi um momento muito importante para as Igrejas Luteranas na América Latina no sentido de assumir e aprofundar os desafios colocados pela Política de Justiça de Gênero da Federação Luterana Mundial. Durante os três dias de trabalhos intensos foi possível conhecer mais sobre a realidade de cada igreja e pensar em conjunto estratégias e ações para avançar nessa questão em cada contexto”, ressaltou o Prof. Dr. André S. Musskopf.

O Seminário também foi um momento de encontro para ex-estudantes da Faculdades EST que hoje são lideranças em suas igrejas na América Latina. Assim como representantes da IECLB e das Igrejas Luteranas na Argentina, Chile, Peru e Colômbia, muitos dos quais fizeram parte de sua formação na Faculdades EST.

“A Faculdades EST, por sua história e compromisso com a Teologia Feminista e as questões de gênero, tem uma contribuição importante para dar, especialmente no âmbito da formação teológica sobre essas temáticas. O Programa de Gênero e Religião é, sem dúvida, uma referência importante para as Igrejas”, destacou o Prof. André.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini 


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Faculdades EST terá cursos de graduação EaD

  • ESEP realiza formatura do Curso Técnico em Enfermagem

  • Formatura das Graduações 2019/01

  • Visita à comunidade do Wallachai

  • ESEP realiza 2ª Mostra de Projetos do Curso Técnico em Enfermagem

  • Lista de aprovados e aprovadas no Vestibular de Inverno

  • Resultado da seleção para o PPG da Faculdades EST

  • Hospital Moinhos de Vento conta com estagiários de musicoterapia da Faculdades EST

  • Grupo Anima faz apresentações no final de semana

  • Doação de livros

  • Coral Vozes do Morro participa de festa na comunidade de Morro Azul

  • Bolsas de estudo para a comunidade

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.