Brasil é o segundo maior “exportador” de missionários no mundo

O fortalecimento do cristianismo entre os países situados no hemisfério sul global tornou o Brasil a segunda maior fonte de “exportação” de missionários na última década, sendo ultrapassado somente pelos evangelizadores norte-americanos.

Ao interpretar dados publicados pelo Centro de Estudos do Cristianismo Global da Universidade Gordon-Conwell e publicados pela BBC Brasil, o teólogo e professor da Faculdades EST, Dr. Roberto Zwetsch, enfatizou a necessidade de acompanhar criticamente essa “onda missionária”. “Quem envia esses missionários, com que objetivos e qual teologia da missão fundamenta as suas ações?”, questionou.

Segundo Zwetsch, a proximidade linguística e cultural é um fator que pode, pelo menos em parte, explicar a presença massiva de missionários católico-romanos e também evangélicos em comunidades latino-americanas dos Estados Unidos. Por outro lado, afirmou, a crescente consciência missionária também desafia as igrejas a engajar-se na missão.

A pesquisa liderada pelo professor da Gordon-Conwell, Todd Jonhson, mencionou que, somente em 2010, 34 mil missionários brasileiros foram enviados ao exterior, 70% a mais do que em 2000. “A quantidade de missionários enviados pelo Sul global supera o declínio do cristianismo na Europa”, frisou o estudioso.

Na avaliação de Zwetsch, a melhoria das condições de vida no Brasil repercutiu diretamente no seio das igrejas, estimulando, em parte, o interesse por ações missionárias no exterior.

Ao citar a missionária presbiteriana dos Estados Unidos, Sherron George, o professor da EST esclareceu que muitos missionários seguem a estratégia paulina dos “fazedores de tendas” e, quando enviados em missão, garantem o seu sustento a partir do exercício de seus ofícios de origem, seja como médico, professor, assistente social, entre outras. “Outra possibilidade é o caminho das parcerias com igrejas do hemisfério norte que colaboram em projetos financiando o trabalho missionário em outros países com missionários da América Latina”, pontuou.

Ao mencionar o trabalho desenvolvido junto a comunidades pobres de Moçambique pela missionária luterana brasileira Doraci Edinger, assassinada em 2004 por razões até hoje desconhecidas, Zwetsch chamou a atenção para as dificuldades da inserção missionária em outros contextos culturais, eclesiais e políticos.

“Missão tem a ver com contextualização e inculturação, o que evidencia para a necessidade de um duro e paciente trabalho de inserção na cultura hospedeira, sem o qual se pode comprometer o anúncio do evangelho e a própria presença missionária”.

Para o professor da EST, antes de instituir-se como “salvadora do mundo”, os séculos de missão cristã colonialista e os muitos males por ela implantados na África, na Ásia e na América Latina deveriam ajudar a refletir sobre o sentido da ação missionária. Aprender com a história e optar por caminhos cuidadosos e abertos a parcerias e à comunhão com o outro pode, segundo ele, evitar a propagação de qualquer tipo de messianismo ou salvacionismo ultrapassado.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos