Bolsistas PIBID oferecem nova perspectiva ao ensino da Música em escola municipal de São Leopoldo

Após período de observação das turmas, três dos dez estudantes do curso de Licenciatura em Música contemplados pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tiveram na segunda-feira, 27, sua primeira experiência como professores de Música junto a estudantes do ensino fundamental da escola municipal João Goulart, a maior de São Leopoldo com 1380 alunos.

“A receptividade ao nosso trabalho foi a melhor possível, até porque existe uma carência de professores habilitados a ministrar disciplinas específicas na área da Música”, destacou o bolsista Dion Calebe.

Na avaliação dos professores iniciantes Éder Afonso e Alexandre Oliveira, o grande desafio será ensinar aspectos singulares da linguagem musical para que, ao longo do tempo, as crianças e adolescentes possam expressar esse conhecimento através do manuseio de um instrumento da sua preferência.

Supervisora das Séries Iniciais, Ana Beatriz comemorou o fato de estudantes da EST poderem oxigenar o ensino da Música na escola através do conhecimento acumulado numa instituição de referência. “Essa será uma experiência enriquecedora para que os nossos alunos possam conhecer outros gêneros musicais, desenvolver o gosto pela boa música, bem como para que a escola descubra novos talentos na área”, enfatizou.

Professora de Educação Artística com formação em Artes Visuais, Andrea Rodrigues relatou que a presença de estudantes da EST capazes de interagir com as turmas por intermédio de um instrumento como o violão oferecerá nova perspectiva às aulas de Música na escola. “Esses rapazes têm a formação técnica e poderão trabalhar com muito mais propriedade questões especificamente direcionadas à área musical”, frisou.

Após sua primeira aula junto aos novos professores, Eduarda Zanon da Silva, 12 anos, e Daniele Padilha, 14 anos, estão na expectativa de aprenderem canções para serem entoadas durante os jogos da seleção na Copa do Mundo.

Éverton Corneau dos Santos e Adilson Machado Cidade, ambos de 13 anos, querem aprofundar conhecimentos na área musical para conseguirem manipular a flauta e o violão. “Também vai ser legal a gente aprender novos estilos musicais, como o rock e o reggae”, afirmaram.

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Confira no vídeo trecho da aula ministrada por Dion, Éder e Alexandre junto a estudantes das séries iniciais.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs