Aula inaugural evidencia o sucesso da parceria entre EST e Unimed VS

“É preciso fazer com segurança para, depois, fazer com competência”, ensinou o egresso da Faculdades EST, Andreas Bolívar Bobsin, ao destacar a importância do trabalho em equipe na área da saúde durante a aula inaugural do curso Técnico em Enfermagem, realizada nesta terça-feira, 6, em parceria com a Unimed VS.

Funcionário concursado do Hospital Centenário, em São Leopoldo, Andreas ofereceu um relato sobre a vivência profissional do técnico em enfermagem e sobre as suas rotinas de trabalho, tanto no setor público quanto privado. “Sempre me identifiquei com o cuidado com o ser humano e posso garantir a vocês que o trabalho na área da saúde não é nada burocrático e que sempre estamos aprendendo novas lições”.

Ao saudar os estudantes do curso, o reitor Dr. Oneide Bobsin disse que a aula inaugural marca uma nova fase do Técnico em Enfermagem da EST, reformulado pedagogicamente em 2013 e arquitetado de forma conjunta com a Unimed VS. “Queremos que o egresso da EST compreenda a intrínseca relação entre corpo, alma e relações interpessoais, a fim de oferecer um atendimento humanizado e de questionar as situações desiguais com as quais inevitavelmente irá se deparar em suas rotinas profissionais”.

Coordenadora do setor de enfermagem, Ieda Fortes saudou os presentes dizendo que a Unimed VS está de portas abertas para que os estudantes da EST cumpram seus campos de estágio na instituição e venham a se tornar futuros colaboradores. “Batalhamos por essa parceria e, com a ajuda da EST, queremos formar profissionais cada vez mais qualificados para atender os nossos clientes”.

Coordenadora do curso, a Profª. Ma. Adriana Dewes Presser frisou que a parceria conciliará a excelência acadêmica da Faculdades EST com o reconhecimento da Unimed na humanização do atendimento e na disponibilização de tecnologias de ponta na área da saúde. Ela também destacou a oportunidade da realização de estágios no Hospital Centenário, o que oferece aos estudantes a rica experiência de trabalharem na área da saúde pública.

Presente à aula inaugural, a Secretária Adjunta de Saúde de São Leopoldo, enfermeira Miriam Bavoso, saudou os ingressantes da EST dizendo que o técnico em enfermagem é um profissional que precisa gostar de pessoas e enxergar o paciente para além dos seus sinais clínicos.

Oferecido desde 2000, o curso é distribuído em quatro semestres letivos, priorizando o aspecto do cuidado e a humanização das relações entre o profissional da saúde e o paciente. As aulas teóricas são ministradas à noite e os estágios acontecem a partir do 2º semestre.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Comunidade da Paróquia Evangélica de Boa Vista conhece o campus da Faculdades EST

• Pesquisador José Roberto Limas da Silva participa de discussão sobre a metodologia da pesquisa na Faculdades EST

• Pastor Walter Altmann abre o semestre letivo do curso de Teologia da Faculdades EST