Arquivo Histórico da IECLB será reformado e duplicará de tamanho

O espaço reservado ao Arquivo Histórico da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), sediado na Faculdades EST, passará por reformas a partir das próximas semanas, quando parte do piso será substituído, as paredes internas pintadas e aparelhos desumidificadores instalados na área do acervo.

Além disso, o espaço físico do arquivo será praticamente duplicado a partir da incorporação das salas que até o ano passado foram ocupadas pelo escritório do Conselho de Missão entre Índios (COMIN). Aparelhos de ar-condicionado também serão instalados na área de trabalho e pesquisa.

“Essa ampla reforma é absolutamente necessária, posto que o espaço físico disponível atualmente encontra-se no limite”, esclareceu o responsável pelo arquivo histórico, Prof. Ms. Osmar Witt.

Segundo Osmar, documentos relativos ao Serviço de Projetos de Desenvolvimento da IECLB, atualmente guardados na Secretaria Geral da igreja, serão transferidos para o arquivo histórico após a reforma, assim como documentos do antigo Departamento de Educação da IECLB e o arquivo do COMIN.

O projeto de reforma já está finalizado, sendo que o espaço do arquivo histórico passará a ocupar uma área total de 225 metros quadrados. O aporte financeiro para a obra será oferecido pela LUTERPREV, que aprovou o projeto de reforma em reunião realizada em julho.

Aberto ao público desde 1998, o Arquivo Histórico da IECLB foi inaugurado na década de 70, quando teve início o trabalho de recuperação de documentos pertencentes ao antigo Sínodo Rio-Grandense.

Clique aqui e tenha acesso a um arquivo fotográfico da atual instalação do espaço, que já não comporta novos documentos.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos