Aos 67, EST continua a se reinventar

Os 67 anos de existência da Faculdades EST remontam ao período difícil do pós-guerra, nos anos 40 do século passado, bem como aos tempos complexos da segunda década do século 21. Ao longo destas quase sete décadas, o maior centro de formação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IELCB) formou pessoas comprometidas com uma reflexão crítica contextualizada à realidade brasileira, marcada por contradições sociais e pelo pluralismo cultural e religioso.

“Fizemos um percurso da Escola de Teologia para a Faculdades EST navegando por uma história com pouca calmaria e muitos ventos fortes e contrários”, lembrou o reitor Prof. Dr. Oneide Bobsin, ao enfatizar que o compromisso inicial com a formação teológica em terras brasileiras persiste, mas que o foco inicial da instituição foi ampliado. Hoje, para além da formação teológica, a EST é referência nacional nas áreas da música, da saúde e da prestação de serviços para o setor público e sociedade civil por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

Com cerca de 1300 estudantes, a EST está inserida na realidade regional através dos cursos técnicos de Música e de Enfermagem e se faz presente na Grande Porto Alegre através dos cursos de Licenciatura em Música e dos bacharelados em Teologia e Musicoterapia. A Pós-Graduação em Teologia, com aproximadamente 400 estudantes de todo o Brasil,  promove a inserção da instituição na realidade brasileira e latino-americana como referência de ensino e pesquisa de qualidade ética e social, lastreado  por uma visão evangélico-luterana aberta às descobertas das ciências e ao diálogo ecumênico.

Professor do curso de Teologia, Roberto Zwetsch ressaltou que a qualidade dos cursos ofertados pela EST representa “o nosso quinhão no campo educativo, sem perder as oportunidades que os novos caminhos que se abrem nos apontam”.

Auxiliar de biblioteca há 30 anos, Günther Heinz Beineke parabenizou a EST pelos 67 anos de ensino e acolhimento. “Eu escolhi esse lugar para trabalhar e sinto-me feliz e realizado no que faço”, afirmou.

Para a analista administrativa Marina Kirsch Ohlweiler, trabalhar na EST é fazer parte de uma grande família onde todos são bem-vindos. “O trabalho desempenhado por todos os membros dessa família é o amor tornado visível”, declarou.

Pastora da instituição, Iára Müller lembrou de tudo o que recebeu das mãos de outros, desde a sua graduação na EST, e do legado que ela também gostaria de deixar quando partisse. “Se todos pensassem assim esta casa que nos acolhe há 67 anos estaria sendo permanentemente edificada”, ensinou.

Para recordar essa data festiva, o Prof. Dr. Walter Altmann, acompanhado pelos estudantes Ezequiel Hanke e Camila Schütz, oficiarão neste dia 27, às 8h40min, na Capela, um culto de Ação de Graças. A reitoria estará representada no culto pelo professor Dr. Remí Klein.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Com possibilidade de bolsas da Capes, Doutorado em Teologia está com inscrições abertas até o dia 26 de agosto

• Você sabe o que é Mindfulness? Curso de extensão sobre espiritualidade têm inscrições prorrogadas

• Centro Beatitude da Faculdades EST participa de retiro e congresso de jovens em Brasília