O XI Simpósio de Aconselhamento e Psicologia Pastoral está próximo e as novidades continuam chegando! Nesta semana, a organização está divulgando mais duas atrações para o evento: os minicursos “As Idealizações no Amor” e “Psicanálise e Religião: o diálogo entre Freud e Pfister”. Ambos ocorrem no dia 21 de setembro, respectivamente, das 13h30 às 15h30 e das 16h às 18h. As inscrições para os minicursos podem ser feitas neste link. Não é necessário estar inscrito no Simpósio para realizar os minicursos.

Confira, abaixo, mais informações:

As Idealizações no Amor

Ministrante: Ms. Simone Engbrecht – psicóloga e psicanalista, mestre em Psicologia (UFSM), com atividade clínica com adolescentes e adultos. Autora dos livros “Aprendendo a lidar com a depressão” e “O Amor não é surdo”.

Ementa: O curso compreende o estudo do tema do ideal estudado por Freud na construção do conceito de Superego. Diferenciaremos ideais de idealizações a partir de uma reflexão sobre o luto presente no amadurecimento do sujeito.

Psicanálise e Religião: o diálogo entre Freud e Pfister

Ministrantes: Ms. Bruno Albuquerque -Mestre em Psicanálise (PGPSA/UERJ), psicólogo (IP/UERJ), membro associado do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Rio de Janeiro, onde coordena o Grupo de Estudos “Freud e a questão do pai na psicanálise” (2017). Foi coordenador do Grupo de Estudos “Psicanálise e Religião” (2015-2016) e atualmente é membro do Grupo de pesquisa “Appophatiké: estudos interdisciplinares em mística”. (UFF/PUC-Rio)

Dra. Karin Kepler Wondracek – psicóloga e psicanalista com atividade clínica em Porto Alegre, doutora em Teologia e docente da Faculdades EST, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Fenomenologia da Vida. Pesquisadora da relação psicanálise-religião; tradutora das Cartas entre Freud e Pfister e de “A ilusão de um futuro”, de Pfister. Autora de “O amor e seus destinos: a contribuição de Oskar Pfister para o diálogo entre psicanálise e teologia”. Atualmente coordena com Deborah W. Gehres o Grupo de Estudos “Psicanálise e sagrado: escutas possíveis”.

Ementa: Este minicurso apresentará os principais pontos de diálogo entre Sigmund Freud e Oskar Pfister sobre a psicanálise e religião, que se desenvolveu ao longo de três décadas de correspondência epistolar. Entremeamos a investigação de suas cartas com a apresentação de algumas de suas principais obras sobre o tema, dedicando uma atenção especial ao debate sobre a ilusão em “O futuro de uma ilusão”, livro ao qual Freud se refere como a sua declaração de guerra à crença religiosa, e “A ilusão de um futuro”, artigo ao qual Pfister se refere como sua controvérsia amigável.

Sobre o tema “Amor em (Rel)Ação”

A temática para este ano foi escolhida com a proposta de lançar luz sobre as novas configurações nas relações amorosas, que desafiam a pensar nas diversas possibilidades de vivências desse sentimento. Em tempos de amor líquido, que se estende também pelo novo campo dos relacionamentos virtuais, a reflexão sobre o amor é um campo fértil de estudo e intervenção para todos os profissionais de ajuda na contemporaneidade.

O evento se propõe, assim, a lançar um olhar sobre o amor na esfera psíquica, pastoral, relacional e social, de uma forma interdisciplinar. A escolha do assunto dá continuidade aos eventos anteriores sobre Depressão (2011), Culpa (2013) e Perdão (2015). Nada mais apropriado do que o tema do “Amor” para continuar esse processo de reconstrução individual, familiar e comunitário.

Investimento: R$ 50,00 por minicurso

• Oficinas da ONG SERPAZ estimulam a cultura da paz

• A Diaconia como prática social e saber acadêmico

• Prof. Dr. Kjell Nordstokke será homenageado na Faculdades EST