Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Aldeia Porfi Ga comemora o Dia do Índio com atividades esportivas e culturais


Aldeia Porfi Ga comemora o Dia do Índio com atividades esportivas e culturais

Na sexta-feira e no sábado, dias 30 e 31 de maio, a aldeia Kainkang Porfi Ga, de São Leopoldo, realiza uma série de atividades culturais e esportivas em alusão ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril.

Com o apoio da Secretaria de Cultura de São Leopoldo, a festa é aberta à comunidade em geral e reunirá mais de 200 indígenas provenientes de sete aldeias.

Na sexta-feira, dia 30, anciãos e anciãs kaingang estarão ministrando palestras sobre a cultura, a arte, a educação e as formas de organização social indígenas. Estudantes de sete escolas da região terão a oportunidade de acompanhar esses relatos.

Nas comemorações em torno do Dia do Índio na aldeia Porfika serão servidas comidas típicas, entre elas, bolo na cinza, krúmuh, fuá, piché e milho torrado. Na sexta, 30, também serão disputados jogos indígenas, entre eles corrida de tora, tiro de lança, tiro de flecha e bocha chata.  

No sábado, 31, será realizado um torneio de futebol masculino e feminino com a presença de 15 times, sendo que as festividades terminam com uma churrascada.

A organização das atividades na aldeia Porfi Ga, situada na Estrada do Quilombro, nº 1015, está a cargo dos índios Josiel de Oliveira, Jeremias Eufrazio e Antonio Portelo.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.