A Diaconia como prática social e saber acadêmico

Estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão “A Diaconia como prática social e saber acadêmico”, a ser ministrado pelo professor Kjell Nordstokke. Estudantes de Teologia podem aproveitar a oportunidade, pois são isentos de qualquer taxa.  O curso pretende promover uma reflexão crítica e considerações epistemológicas e metodológicas sobre a diaconia.

Segundo Prof. Dr. Júlio C. Adam, coordenador do PPG-EST, a base da Igreja Cristã é, sem dúvida, a diaconia. “Inclusive, se tivéssemos que atribuir um ministério a Jesus Cristo, seria o diaconal o mais adequado. Por isso este curso é tão fundamental para quem pesquisa, quem está em formação e para quem já atua na igreja e na sociedade, ou seja, entender a essência da Igreja e seu ministério”, salienta. Além disso, o professor Kjell Nordstokke é um profundo conhecedor da diaconia, ao mesmo tempo que conhece a realidade brasileira. “Em tempos de crise como o que vivemos, entendo que este curso será fundamental para os/as estudantes da pós-graduação, da graduação, mas também para lideranças”, destaca Prof. Júlio.

O objetivo geral é refletir sobre as pesquisas e desenvolvimentos atuais da diaconia e sua relevância para a igreja e a sociedade contemporânea. Além, é claro, de conceituar diaconia hoje (epistemologia e metodologia); Refletir sobre diaconia na tradição bíblica; Conhecer as perspectivas trinitária, eclesiológica e missionária da diaconia; Analisar as concepções da reforma e do ecumenismo; e refletir sobre o papel profético e transformador da diaconia.

O cronograma do curso é dinâmico:

Na 2ª feira, dia 16:

1. Introdução. Como compreender e refletir criticamente sobre a diaconia? Considerações epistemológicas e metodológicas. Com referência à literatura recente sobre a diaconia e à discussão no ambiente ecumênico.

3ª feira, dia 17:

2. Perspectivas bíblicas. O uso do conceito diaconia no Novo Testamento. Temas diaconais no Antigo e Novo Testamento. Existe uma hermenêutica diaconal na leitura da Bíblia?

4ª feira, dia 18:

3. Perspectivas da teologia sistemática: Diaconia trinitária. Perspectivas eclesiológicas e missiológicas. A reforma luterana e a diaconia.

5ª feira, dia 19:

4. Diaconia ecumênica. Leitura crítica de documentos do movimento ecumênico sobre a diaconia. A Federação Luterana Mundial: Diaconia em contexto. O Conselho Mundial de Igrejas: O documento de Colombo (2012); Busan 2013. O recente documento sobre Diaconia Ecumênica (2017).

6ª feira, dia 20:

5. A prática da diakonia. Transformação, reconciliação e empoderamento como propósitos fundamentais da prática diaconal. As diferentes expressões da ação diaconal. Diapráxis. Diaconia política e profética. Espiritualidade e diaconia.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• Outras experiências em educação

• Aprovados e aprovadas para o Mestrado Profissional na Faculdades EST

• Egresso do PPG-EST recebe menção honrosa do Prêmio Capes de Tese