Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

50 anos de memória


50 anos de memória

O culto de abertura do semestre letivo na Faculdades EST, que aconteceu no último domingo, 1, marcou a despedida do Prof. Dr. Lothar Carlos Hoch, que foi reitor da Faculdades EST por duas gestões, e seu ingresso no quadro de pastores eméritos da IECLB. O reitor da Faculdades EST, prof. Dr. Wilhelm Wachholz utilizou a palavra bíblica “Pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã” (1 Co 15.10) para ilustrar este momento. “A palavra bíblica de 1. Co. expressa a ação de Deus: a graça. Certamente, ao olhares para traz - e fazemos isso como comunidade reunida contigo - podes e podemos nós todos e todas, reconhecer a graça de Deus na tua vida”, disse P. Wachholz.

O mês de março marca exatamente 50 anos em que o P. Lothar, ainda como aluno de Teologia, foi recebido na capela da Faculdades EST, então, Faculdade de Teologia da IECLB.

“Pelos meus cálculos, tendo nascido em 1 de maio de 1945, ingressavas na Faculdades EST há dois meses de completares 20 anos de idade. Aliás, hoje em dois meses, completarás outra data redonda: 70 anos. Tens muitos motivos para dizer, com o apóstolo Paulo, a graça de Deus não se tornou vã”, ressaltou P. Wachholz.

O atual reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Wilhelm Wachholz destacou em sua fala a trajetória de vida de Lothar:

“Saindo lá de São Pedro do Sul, filho de Carlos João e Amália Joana Hoch, fostes batizado na comunidade local, onde também passaste tua infância e juventude, realizando estudos primários e ginasiais, formando-te no ano de 1964. Ah, não foi fácil, sabemos, para pagar os estudos, precisaste trabalhar em farmácia e depois em indústria de beneficiamento de arroz. Foi também um período de vivência comunitária, seja no Ensino Confirmatório, seja no Grupo de Juventude Evangélica.

Esta vivência te trouxe para os estudos de Teologia na Faculdade de Teologia em 1965 que se estenderam até 1970, com um ano de estudos nos Estados Unidos. E foi ali que o “poimen”, o pastor foi ainda mais despertado, na direção da Teologia Prática, especificamente, para o Aconselhamento e Psicologia Pastoral. Concluídos os estudos, veio o ministério pastoral em Palmitos, tendo a ordenação ocorrida em 6 de janeiro de 1974, na comunidade natal de São Pedro do Sul. Após um período breve no ministério em Porto Alegre, iniciaste em 1975 o doutorado em Marburg, na Alemanha. Concluído este, iniciou a docência na EST, em 1980 que, com uma interrupção entre 1992 a 1995, em que atuaste na Alemanha, foi retomada novamente em 1996. Os dois períodos de atuação na EST somam mais de 30 anos, tendo desempenhado a função de reitor entre da EST entre 1999 e 2006.

No decorrer desta biografia, somou-se a tua vida a esposa Sabine e o filho Nícolas Carlos e a filha Catarina.

Prezado Lothar, tua biografia é muito mais extensa e intensa e por tudo isso, como comunidade de Jesus Cristo, reunida exatamente no início de um novo semestre, queremos reconhecer a graça de Deus em tua vida e através de tua atuação em favor da EST e também rogar pela graça de Deus nesta nova etapa de tua vida. E reafirmo aqui o que em outro momento já afirmei: o vínculo formal com a EST termina, mas não o vínculo de amizade. Que teus passos que continuem trazendo para a Faculdades EST. As portas continuam abertas!”

Para encerrar, P. Wachholz sinalizou a importância de participar desse momento, como ex-aluno de Lothar no curso de Teologia. “Tanto pessoalmente, mas também em nome da Faculdades EST expresso o MUITO OBRIGADO por todo o serviço que, a partir de tua vocação e em nome do Evangelho de Jesus Cristo, prestaste a esta Instituição”, finalizou.

 

Pastor Emérito

Na ocasião, P. Lothar recebeu a bênção de ingresso no quadro de pastores eméritos da IECLB. Por parte da IECLB, o P. Sinodal Edson Streck oficiou o ato de bênção, destacando que em diferentes momentos da vida, P. Lothar teve a oportunidade de celebrar o amor de Deus e pedir a bênção divina para a sua vida. E numerosas oportunidades de pedir e transmitir a bênção de Deus para outras pessoas.  “Nós agradecemos a Deus por tua vocação e pela dedicação de teus dons e de tuas forças a serviço do Reino de Deus”, disse o P. Sinodal Ms. Edson Streck.

Ao final, o P. Sinodal Edson Streck entregou ao Prof. Dr. Lothar um Certificado de Gratidão, por parte da IECLB, e o Prof. Dr. Wilhelm Wachholz uma placa de reconhecimento e gratidão pela colaboração em favor da Faculdades EST.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.