32º Acampamento Repartir Juntos

Quem pensa que férias lembra sombra e água fresca está bastante enganado. Férias também pode ser tempo de encontro e debate sobre questões relevantes para a juventude e a igreja. Essa é a proposta dos acampamentos da Juventude Evangélica. Eles acontecem entre os meses de janeiro e fevereiro e reúnem um grande grupo para jogos, estudos bíblicos, brincadeiras, meditações, palestras e oficinas, tudo isso através da interação e da comunhão entre os/as participantes. São jovens não apenas de diferentes regiões do país, mas, muitas vezes, jovens que vivenciam diferentes realidades sociais, culturais e econômicas.

Alunos e alunas da EST estão sempre presentes nesses eventos. Segundo o coordenador de marketing da Faculdades EST, Dilceu Witzke, a ideia de ter os “embaixadores/as da EST” surgiu a partir de uma conversa com a coordenação do curso de Bacharelado em Teologia, que demonstrou interesse pela proposta. Atualmente, cerca de vinte alunos e alunas fazem parte do grupo de embaixadores/as, que participam dos eventos divulgando o conhecimento produzido pela instituição. “O objetivo é reforçar a relação da EST com as comunidades da IECLB”, afirmou Dilceu.

“Nossos estudantes de Teologia vêm das nossas comunidades e consideramos de fundamental importância que, durante seu tempo de estudos no Morro do Espelho, mantenham e estreitem estes vínculos por meio de suas participações em atividades eclesiais em diferentes contextos. Assim sua formação teológica torna-se palavração, no sentido freireano. Nada melhor do que a práxis em qualquer processo formativo!”, afirmou o Prof. Dr. Remí Klein, Pró-Reitor de Ensino e Extensão. Segundo ele, nada pode ser melhor do que a inserção de estudantes de Teologia em eventos comunitários para, a partir de suas convivências e seus relatos de experiências, motivarem e despertarem outros/as jovens para o estudo da Teologia. “Testemunhos de vida têm papel relevante nos despertamentos vocacionais em quaisquer áreas de conhecimento e de formação profissional”, salientou Prof. Remí.

32º Acampamento Repartir Juntos

Aconteceu entre os dias 21 e 25 de janeiro, na Casa de Formação, na cidade de Ijuí, no Rio Grande do Sul, o 32º Acampamento Repartir Juntos, no Sínodo Planalto Riograndense, em parceria com o Sínodo Noroeste Riograndense e o Sínodo Uruguai, contando com uma caravana de vinte jovens do Sínodo Rio Paraná. O tema do encontro foi Compartilhar, Conviver e Comunicar “Para que a comunicação da tua fé seja eficaz no conhecimento de todo o bem que em vós há por Cristo” (Filemon 1.6).

Mais de 300 jovens participaram de dias de muito louvor, partilha, comunhão, brincadeiras, rodas de chimarrão, de tererê. Duas tardes tiveram oficinas de diversos temas, entre eles: drogas, esquetes, maquiagem, gênero e slack line.

Raquel Wieland, que esteve no encontro representando a Faculdades EST, relata que todas as manhãs, e também à noite, aconteciam palestras e conversas sobre a comunicação nos dias atuais. “Como comunicar a nossa fé, como compartilhá-la e conviver e também sobre o que estamos conversando pelo caminho, abordando um pouco o tema e o lema deste ano da IECLB”, disse Raquel.

Nas oficinas e também durante as palestras, ministradas por estudantes da Faculdades EST, ela percebeu que os e as jovens estão preocupados/as com o Reino de Deus, com a construção de um mundo melhor, onde todos/as possam viver. “Foram dias muito bem aproveitados, onde compartilhamos a nossa alegria, convivemos e comunicamos a nossa fé.

Agora vamos para Seara/SC, em 2016”, informou Raquel Wieland, aluna do curso de Teologia.

Para André Kosloski, também aluno do curso de Teologia, o encontro proporcionou novas perspectivas de comunicação, tendo em vista a incidência política das juventudes da IECLB. “Tanto para dentro das comunidades eclesiais, como para a sociedade em geral”, disse ele.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos