Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

25 anos da Cátedra de Teologia Feminista


25 anos da Cátedra de Teologia Feminista

O IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião foi o primeiro espaço público no qual será divulgada a Política de Justiça de Gênero da instituição. O documento, aprovado em junho de 2015, será publicado no primeiro volume do periódico “Coisas do gênero”, cujo lançamento ocorreu na sexta-feira, 7. A aprovação do documento também foi comemorada na celebração pelos 25 anos de criação da Cátedra de Teologia Feminista, que ocorreu na quinta-feira, 6.

A Faculdades EST tem uma longa e sólida trajetória na área da Teologia Feminista e Estudos de Gênero, tendo sido a primeira instituição teológica na América Latina a aprovar uma Cátedra de Teologia Feminista em 1990. Ao longo dos anos, essas questões têm estado presentes na formação de inúmeras lideranças atuantes em toda a América Latina e no Caribe. Ao apresentar uma Política de Justiça de Gênero a Faculdades EST também se une a outras organizações nacionais e internacionais, como a Política de Justiça de Gênero aprovada pelo Conselho da Federação Luterana Mundial em 2013, de onde a Faculdades EST adota o conceito de Justiça de Gênero, segundo o qual, Justiça de Gênero é compreendida como “proteção e promoção da dignidade de mulheres e homens. A justiça de gênero se expressa através da igualdade e de relações de poder equilibradas entre mulheres e homens e da eliminação dos sistemas institucionais, culturais e interpessoais de privilégio e opressão que sustentam a discriminação.”

A construção da Política de Justiça de Gênero revela o compromisso institucional com a promoção dos direitos humanos em âmbito pessoal, comunitário, social e, em específico, o compromisso com a promoção da justiça de gênero. Durante o ano de 2014 e 2015, a Faculdades EST, através do Programa de Gênero e Religião, mobilizou a comunidade institucional - docentes, discentes, funcionários e funcionárias - num processo de diálogo e formação, visando à construção comunitária da Política de Justiça de Gênero. O documento resultante desse processo foi apresentado, avaliado e aprovado pelo Conselho de Acadêmico da Faculdades EST e homologado pelo Conselho de Administração em 26 de junho de 2015.

Com a Política de Justiça de Gênero a Faculdades EST almeja:

- Construir, fomentar e implementar a justiça de gênero nas atividades administrativas e acadêmicas, de extensão, ensino e pesquisa em diálogo e parceria com os mais diversos setores da sociedade.

- Contribuir na erradicação de todas as formas de injustiça, privilégio, discriminação e violência baseada em gênero, presentes nas relações interpessoais, institucionais, religiosas e culturais;

- Consolidar a Faculdades EST como referência na promoção da justiça de gênero em âmbito nacional e internacional.

Com esse documento a Faculdades EST dá mais um passo significativo na construção e promoção da justiça de gênero tanto na instituição quanto para além dela, seja através da formação de lideranças em seus cursos e atividades ou na relação com outras instituições.


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.