Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

1ª Mostra da Canção Infantil


1ª Mostra da Canção Infantil

Acontece nesta terça-feira, 18, a partir das 19h, no campus da Faculdades EST, a 1ª Mostra da Canção Infantil. A música faz parte do universo das crianças desde muito cedo. Desde a barriga elas já se acostumam a ouvir a futura mamãe cantarolando. Especialistas dizem que no quinto mês os bebês escutam o que se passa no mundo exterior. A partir desse período, é aconselhável intensificar a conversa com a ‘barriga’, cantar músicas de ninar ou músicas que transmitam alegria e felicidade. Estudos comprovam que o ato de colocar o bebê ainda na barriga para ouvir música, mais tarde contribui com o desenvolvimento do aprendizado, além de ajudar o bebê a se acalmar depois do nascimento.

Segundo a professora Laura Franch Schmidt da Silva, coordenadora do curso de Licenciatura em Música da Faculdades EST, as canções infantis compreendem textos simples, redigidos a partir das vivências do universo infantil. “No geral, as frases são curtas e finalizadas com rimas previsíveis, que auxiliam a criança na memorização da canção. A temática proposta pela canção infantil acompanha as festividades do calendário ou são transcrições da maneira como a criança enxerga e escuta seu ambiente”, acrescenta a profa. Laura. Por meio do canto coletivo, as crianças experimentam as regras da música, da sociedade e ingressam, ativamente, no universo da escuta musical. “Ampliar o repertório de canções estruturadas pela diversidade de gêneros musicais da música popular brasileira, ou da música que se ouve, se canta, se toca no País, tem sido um desafio para os estudantes da Licenciatura em Música”, disse ela. “Além da composição de canções inéditas, os estudantes foram desafiados a fazer arranjos instrumentais para acompanhar crianças cantando”, salienta o professor Daniel Hunger, coordenador dos cursos técnicos em Música da Faculdades EST.

No dia 18 de novembro um grande grupo de crianças fará a primeira mostra pública, apresentando à comunidade externa um repertório para crianças composto no âmbito dos cursos. A apresentação terá cerca de vinte canções e cantigas infantis de autoria de professores e estudantes. Serão algumas canções inéditas e outras já conhecidas do público infantil.

A 1ª Mostra da Canção Infantil contará com a participação de corais infantis e juvenis de Canoas e Novo Hamburgo, que fazem parte do Projeto +Educação. Além disso, será o momento da primeira apresentação do Projeto Ginguinha, uma iniciativa da Faculdades EST, na qual alunos do curso de Licenciatura em Música e integrantes do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da CAPES, ministram aulas de musicalização para crianças de três a 12 anos.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.