Von Sinner palestra sobre a presença das religiões no espaço público

O professor Dr. Rudolf von Sinner ministrou palestra no sábado, 9, na Assembleia Geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), quando realizou uma abordagem, do ponto de vista teológico, sobre a relação entre Igreja e Estado, chamando atenção para as diferentes formas de expressão religiosa no espaço público brasileiro.

Integrante da Comissão Teológica do Conselho, von Sinner apresentou aos participantes do encontro, reunidos no Instituto Pio XI, em São Paulo, diferentes modelos de presença das igrejas na esfera pública. Ele mencionou a existência de projetos megalómanos e, outros, humildes, bem como de projetos de natureza construtiva e destrutiva, aberta e fechada, dialogal e agressiva. “Qual é a presença que Deus exige de nós?”, questionou.

Ao longo da sua exposição, o professor da EST disse que a Teologia Pública pretende refletir sobre a presença e o papel das igrejas e da própria teologia no espaço público, assim como atuar na interlocução e na interface junto a outras áreas de saber, o poder público, a sociedade civil e as próprias igrejas.

Na avaliação do pesquisador, a paulatina libertação do Estado e da sociedade do poder da Igreja tornou a religião uma opção pessoal, “garantindo a liberdade religiosa e o pluralismo religioso”.

A coordenadora para a Diversidade Religiosa na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e ex-professora da Faculdades EST, Dra. Marga Janete Ströher, trouxe para o debate o problema da intolerância religiosa, fazendo um paralelo entre a intolerância e a formação cultural ocidental.

Durante o encontro foram apresentados os relatórios contábeis, além do Plano Operacional do CONIC para 2013. Também foi aprovada uma moção que reivindica o imediato afastamento do deputado Marco Feliciano  da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

A XV Assembleia Geral do CONIC ocorreu entre 8 e 10 de março.

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos