Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

“Toda forma de vida tem uma ideia de amanhã”


“Toda forma de vida tem uma ideia de amanhã”

O tema da sustentabilidade orbita em torno de um valor essencial e amplo de “reverência pela vida”, sublinhou o professor da EST, Dr. Valério Schaper, ao proferir, na quinta-feira, 21, palestra no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, a convite do Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, Sr. Everson Oppermann.
 
Cunhada pelo teólogo luterano Albert Schweitzer, em 1923, a expressão “reverência pela vida” permite situar o tema da sustentabilidade enquanto preceito ético direcionado a criação de valores e, portanto, inseparável de uma abordagem ética.
 
“As tendências de redução da compreensão de sustentabilidade procuram associá-la a uma disciplina particular ou a uma técnica específica, o que excluiu e nega aquilo que a sustentabilidade tem de mais essencial, ou seja, a criação de valor”, disse Schaper.
 
Segundo o professor, a sustentabilidade contempla as proposições básicas de intertemporalidade e intergeracionalidade. Enquanto a primeira definição diz respeito à forma como nos movemos do momento em que estamos para o momento em que queremos chegar, explicou Schaper, a segunda está relacionada à transmissão de valores essenciais para a manutenção da vida de uma geração para outra. Neste sentido, sentenciou, “toda forma de vida tem uma ideia de amanhã”.
 
Entre humanos, porém, ponderou o professor, a transmissão do que é essencial não repousa apenas no patrimônio genético, mas, sobretudo, no patrimônio moral. Mais do que genética, é preciso um diálogo para que o hoje possa informar o amanhã daquilo que é essencial. Este espaço de diálogo introduz a sustentabilidade na dimensão da política.
 
Inspirado pela pensadora Hannah Arendt, o pesquisador estabeleceu relações entre sustentabilidade e política enquanto espaço de promessa. ”A promessa da política efetiva-se entre nós enquanto a política é evento no qual a pluralidade dos homens engendra ações que inauguram o novo”, sublinhou o Coordenador Acadêmico do Instituto Sustentabilidade, sediado na Faculdades EST.
 
Lançado no último mês de outubro, na sede da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), o Instituto Sustentabilidade foi articulado pelas igrejas evangélicas luteranas da América Latina e Caribe, que são parte da Federação Luterana Mundial, com o objetivo de refletir e promover sua projeção sustentável ao longo do tempo e fortalecer seu serviço à sociedade.
 
Jornalista responsável: Micael Vier Behs


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.