Pesquisa aborda a arte do saber ouvir e do bem dizer

Padre católico em Ilhéus, na Bahia, o estudante do primeiro semestre do Mestrado Profissional em Teologia da EST, José Nilton Barbosa Lapa, desenvolve pesquisa intitulada Aconselhamento Psicológico e Aconselhamento Espiritual: uma arte de saber ouvir e de um bem dizer.

Segundo Lapa, tanto no aconselhamento psicológico quanto espiritual é identificada uma demanda de sofrimento manifestada por sintomas físicos e psíquicos.

A divergência entre as duas formas de escuta consiste no fato de que, no aconselhamento psicológico, não há um saber constituído a priori sobre o sintoma de quem sofre, sendo esse diagnóstico realizado a partir do trabalho de acompanhamento das demandas do paciente.

Inserido na linha de pesquisa Dimensões do Cuidado e Práticas Sociais, Lapa esclarece que no aconselhamento espiritual está presente a dimensão da graça e da fé, sendo o orientador instigado a buscar referencias para um discurso do empoderamento e de tomada de consciência com o intuito de encontrar possíveis saídas para o sofrimento.

Além do trabalho missionário que desenvolve na paróquia Nossa Senhora da Escada, o religioso atua na formação de novos padres e como docente e diretor espiritual do Instituto de Filosofia e Teologia da Diocese de Ilhéus. Também leciona, para os cursos de Direito e Psicologia, na Faculdade de Tecnologia e Ciências, em Itabuna, e mantém um consultório em Ilhéus onde atua como psicanalista.

Na EST, o padre católico avaliou de forma positiva o intercâmbio da instituição junto às igrejas históricas. “Prevalece na EST um ambiente de seriedade e comprometimento acadêmico onde a dimensão do respeito e da atenção se sobrepõe a qualquer dimensão confessional”.

Formado em filosofia pela Faculdade João Paulo II da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Lapa é teólogo titulado pelo Instituto de Filosofia e Teologia da Diocese de Ihéus, licenciado em História pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e pós-graduado em Teoria da Clínica Psicanalítica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos