EST acolhe representantes de organizações envolvidas na defesa e promoção dos direitos humanos

Na quarta-feira, 18, a Faculdades EST acolheu representantes de ONG’s, entidades sociais e órgãos públicos para avaliar a sua inserção social ao longo de 2014 e projetar ações que ampliem a sua atuação junto a essas organizações na promoção do ensino, pesquisa e extensão.

Estiveram presentes à reunião representantes da Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (AMENCAR), Associação Pandorga, Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), Conselho de Missão Entre Indígenas (COMIN), Federação Luterana de Diaconia (FLD), Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, Proame – Programa de Apoio a Meninos e Meninas, Grupo Identidade, Círculo Operário Leopoldense (COL), Serviço de Paz (SERPAZ) e Núcleo de Gênero e Religião.

Recentemente condecorada pelo destacado trabalho na promoção dos direitos humanos, o reitor Oneide Bobsin disse que a relação da EST com essas entidades sociais envolve a cedência de espaços, a certificação de atividades de extensão e a oferta de cursos lato sensu.

“O trabalho conjunto da EST junto a todas essas entidades fortalece a perspectiva de que no próximo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) a questão social seja ainda mais enfatizada pela instituição”, sublinhou Bobsin.

Representante da Associação Pandorga, Nelson Kirst ressaltou o compromisso da EST no trabalho em benefício das pessoas menos favorecidas. “Essa é também a prerrogativa de trabalho da Pandorga que, através de parceria com a EST, conseguir realizar nos últimos anos três cursos de capacitação em autismo, aperfeiçoando o trabalho desenvolvido por professores, psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos”.

Diretora Executiva do PROAME, Odete Vanchet mencionou que a história de 25 anos da entidade sempre esteve vinculada também à história da EST. Ela sublinhou que a parceria foi intensificada a partir de 2013, quando o Programa de Gênero e Religião envolveu-se na realização de pesquisa sobre o extermínio de adolescentes e jovens na região leste e nordeste de São Leopoldo e que dará origem a um livro a ser lançado em março de 2014.

Além do reitor Oneide Bobsin, a EST esteve representada na reunião pelo vice-reitor, Remí Klein, pelo Pró-Reitor de Gestão, Valério Schaper, e pelo Gestor Administrativo Financeiro, Dezir Garcia.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos