Encontro reúne 150 estudantes dos três centros de formação da IECLB

Cerca de 150 estudantes dos três centros de formação vinculados à IECLB – Faculdades EST, FLT e FATEV – estiveram reunidos, nos dias 11 e 12 de agosto, no Auditório do Colégio Sinodal, em São Leopoldo, para o II Encontro Nacional de Estudantes de Teologia, evento centrado na temática Pós-Modernidade e Religião.

A abertura e a celebração inicial foram oficiadas pelo pastor presidente da IECLB, Dr. Nestor Paulo Friedrich, sendo a palestra principal do encontro ministrada pelo professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dr. Sylvio Gil.

Ao saudar os participantes, o reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin, disse que as discussões do encontro deveriam servir para situar a época em que vivemos, “justamente para que possamos nos colocar na contramão dela”. Ao contrário, pontuou, seremos como igrejas e como centros de formação, mais uma instituição a fortalecer o espírito de autojustificação, que é nefasto à nossa convivência. “O que queremos é caminhar juntos na contramão da história, reconhecendo a Deus como quem nos justifica”, pontuou.

Os debates em torno da experimentação da fé em meio a um mundo conectado em rede e centrado em relações fluídas e dispersas chamou a atenção da estudante do Bacharelado em Teologia da EST, Paula Trein. “Acredito que em meio a tantas ofertas de experimentação religiosa, o mais importante é considerarmos a nossa história e, acima de tudo, a identidade luterana que nos une em comunidade”.

Na avaliação de Paula, o encontro de São Leopoldo serviu para identificar diferenças teológicas entre os três centros de formação e, a partir dessas diferenças, fortalecer a identidade da IECLB.

Além do pastor presidente, estiveram presentes ao evento o Assessor Teológico da IECLB, P. Dr. Romeu Martini, a Secretária Geral, Diác. Ingrit Vogt, a Secretária de Formação, Cat. Débora Conrad, a Secretária de Habilitação ao Ministério, Cat. Dra. Haidi Drebes e o coordenador do Bacharelado em Teologia da EST, Prof. Dr. Rodolfo Gaede Neto.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• PPG Acadêmico - Aprovados e Aprovadas

• Vestibular 2021/1 - Lista de aprovados e aprovadas

• Pré-lançamento do Beatitude: Centro de Espiritualidade, Psicologia e Bem Viver da Faculdades EST