Culto recorda as tarefas educativas nas comunidades da IECLB

O texto bíblico de Mateus 4.23 esclarece que ensinar, pregar e curar são pilares fundamentais da missão de Jesus e, portanto, das igrejas. No caso específico da IECLB, a formação catequética foi introduzida em 1966, embora a mais de um século a igreja invista na formação de professores, cujo início inclusive foi anterior à formação pastoral.

Um marco histórico importante na trajetória da IECLB ocorreu na década de 90, com a aprovação conciliar da proposta do ministério compartilhado, bem como o reconhecimento dos ministérios catequético, diaconal e missionário ao lado do ministério pastoral. “Embora este último seja o mais procurado nos centros de formação teológica e nos campos de atuação ministerial, todos os ministérios são igualmente ordenados e têm como pontos em comum a pregação do evangelho e a administração dos sacramentos, sem uma hierarquização”, disse o vice-reitor da EST, Cat. Dr. Remí Klein.

Ao lado do professor Remí e dos estudantes Edir Spredemann e Sabrina Senger, a também catequista Profª. Dra. Laude Brandenburg celebrou, no dia 20 de março, culto no qual abordou o texto de Isaías 43. 16-21 na perspectiva da Educação Cristã e do Ministério Catequético.

Na pregação, Laude destacou o caminho “do deserto” em referência às dificuldades educacionais do país, assim como às dificuldades enfrentadas pela Educação Cristã nas comunidades eclesiais e na prática do Ministério Compartilhado na IECLB, especialmente no que diz respeito ao Ministério Catequético.

No entanto, destacou a oficiante, Deus também abre um caminho “no deserto”, este repleto de esperanças. “Jesus Cristo, o Mestre, teve uma atuação pedagógica e nos desafia a viver uma prática educativa significativa ao longo da vida em escolas e comunidades e na elaboração de políticas públicas eficazes no acesso e na permanência de crianças e adolescentes na escola”, enfatizou.

A formação catequética específica é uma das possibilidades ofertadas no Curso de Especialização Ministerial na EST para graduados em Teologia, sendo que a tarefa educativa de uma comunidade é ampla. O catequista pode trabalhar na formação de lideranças, na capacitação de orientadores de Culto Infantil, na coordenação do trabalho com jovens e crianças, assim como ministrar celebrações, coordenar a aplicação do Plano de Educação Cristã Contínua (PECC) e representar a Igreja junto o conselhos de Ensino Religioso.

Os espaços de atuação são comunidades, paróquias e sínodos da Igreja. ONGs e movimentos sociais são possíveis espaços de atuação, além de escolas de Educação Básica, desde que o catequista tenha habilitação para o Magistério como curso paralelo.

A Congregação dos e das Catequistas (CONCAT) foi fundada no dia 1º de maio de 1998, completando 15 anos em 2013. “Este ano queremos celebrar a data com colegas catequistas e estudantes de Teologia com interesse neste ministério na IECLB”, frisou Remí Klein.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos