“Casa das Nove Mulheres” é uma conquista coletiva

O reitor e o vice-reitor da EST, Oneide Bobsin e Remí Klein, reuniram-se na manhã desta quarta-feira, 18, com as funcionárias do setor da limpeza para um café da manhã de inauguração do espaço por elas chamado de “A Casa das Nove Mulheres”.

“Agora temos um amplo espaço para descansar nos intervalos e para confraternizar com as colegas de trabalho”, enfatizou Rejane Scherer, que há seis meses trabalha no setor.

Há 10 anos na EST, Ângela Soares disse que a disponibilização do espaço representa uma das maiores conquistas das funcionárias do setor. “Batalhamos para poder usufruir desse local, que a partir de agora está de portas abertas para quem quiser descansar ou então vir tomar um café com a gente”, comemorou.

Em nome das funcionárias, Regina Melo agradeceu pelo empenho da administração da EST na busca pelo espaço que conta com uma cozinha, um banheiro, um quarto e uma sala onde está disposta uma mesa para 15 pessoas e um sofá.

“Que bom que todas vocês, em conjunto, foram propositivas e conquistaram esse espaço, podendo agora usufruir do local para momentos de convívio e descanso”, destacou Bobsin ao desejar que, também em 2014, “possamos novamente juntos superar as dificuldades que virão”.

Sentado à mesa, Bobsin lembrou às mulheres que numa escola todos ensinam e todos aprendem através do convívio e do processo de escuta do outro. “Às vezes não conseguimos enxergar tudo, mas fico muito feliz pelo fato das mulheres que zelam pelo patrimônio da EST poderem fazer uso diário desse espaço tão acolhedor”.

Ao recordar Paulo Freire, Remí Klein disse que ensinar exige a combinação de ética e estética. “O ensinamento do educador reforça a importância do trabalho de vocês na acolhida fraternal aos nossos alunos, principalmente daqueles que se deslocam de longe para estudar na EST”, afirmou.

“A Casa das Nove Mulheres” fica localizada abaixo do prédio da reitoria. Além da Ângela, da Regina e da Rejane, integram o setor as funcionárias Lidiane Buonocore, Maria Loeci Telecken, Sirlei Trindade, Daniela Brito, Jocenara Rosado e Sandra Siqueira.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs