Extensão

O Programa de Extensão caracteriza-se pela atuação da Faculdades EST junto a setores distintos da sociedade,
no próprio campus e fora dele, visando confrontá-los com o saber e a pesquisa produzidos no ambiente acadêmico.

Teologia em contextos pós-coloniais: novos enfoques e desafios


Teologia em contextos pós-coloniais: novos enfoques e desafios

Apresentação

A teoria póscolonial é uma proposta analítica cada vez mais em voga, com expressões em várias disciplinas tanto nas ciências humanas quanto nas ciências sociais. Ele se alimenta de vários aspectos, desde as novas expressões da militância política (e com eles, a incorporação do sentido da pluralidade de sujeitos políticos) até a confluência de propostas filosóficas contemporâneas, como pós-estruturalismo, crítica literária, antropologia e filosofia política, entre outros. Poderíamos levantar dois objetivos centrais deste quadro: no nível disciplinar, dar uma descrição da crítica às leituras estruturalistas sociopolíticas que marcaram a segunda metade do século XX e, do ponto de vista epistemológico, relocalizar as diferentes categorias de análise social (a identidade, o intercultural, o sujeito, etc.) de uma leitura geopolítica crítica que aborda as demandas existentes em torno à dinâmica persistente da colonialidade presente nos processos globais contemporâneos.

Esta proposta teórica tem, desde a sua criação, ciência da necessidade de se envolver em um diálogo direto com a heterogeneidade das vozes no contexto social, de modo que seu desenvolvimento acompanhe uma conjunção de agentes, nomeadamente a academia (especialmente as universidades), movimentos sociais, organizações da sociedade civil, expressões estéticas e artísticas, entre outros. Além disso, a proposta é composta de diferentes manifestações contextuais, como estudos subalternos centrados na Índia e a chamada mudança descolonial, cujo epicentro é a América Latina. Cada uma dessas expressões mantém pontos epistêmicos em comum, embora sejam diferenciados por questões contextuais e demandas práticas.

As leituras teológicas dentro do enfoque pós-colonial começaram a surgir no início da década dos anos 90. Foram propostas que começaram com propostas fortes, como leituras feministas (especialmente da Ásia e dos Estados Unidos), abordagens intercultural do texto bíblico (da África e grupos hispânicos na América do Norte) e diálogos com a teologia política a partir de novas abordagens filosóficas. Essas abordagens serviram para criar pontes entre as conjunções sociopolíticas contemporâneas (especialmente de noções como sujeito, globalização, Império, etc.) e novas hermenêuticas, em âmbitos bíblicos, teológicos e eclesiológicos.

A contribuição de um aprofundamento no estudo de teorias e teologias pós-coloniais ajudará a abordar certas questões e falhas que existem hoje em ambos os campos, a saber: quais categorias analíticas servem para analisar a relação complexa entre estruturas globais e agentes locais? Quais são os dispositivos de poder predominantes no contexto imperial contemporâneo? Até que ponto as lógicas da colonialidade persistem? Como a teologia aborda a pluralidade de sujeitos e agentes sociais que emergem através de movimentos sociais e organizações da sociedade civil? Qual é o lugar do trabalho teológico como marco para a leitura sociopolítica? De que maneira os dogmas bíblicos tradicionais e a hermenêutica foram redefinidos à luz dos desafios nos processos atuais de interculturalidade? Como as igrejas operam neste contexto de grande mobilidade, em todos os sentidos: corporal, relacional, discursivo, cultural, etc.?


Objetivo geral

Refletir sobre a Teologia em contextos pós-coloniais, considerando os novos enfoques e desafios para o contexto sócio-eclesial Latino-Americano. 

 

Objetivos específicos

Introduzir os principais debates sobre os diferentes aspectos das teorias pós-coloniais.

Propor uma leitura teológica em torno das categorias analíticas propostas pelas teorias pós-coloniais.

Analisar o quadro epistemológico desenvolvido a partir da teoria da descolonização na América Latina e seu impacto na resignificação da educação teológica.

Construir um espaço de diálogo sobre as implicações missionárias, eclesiais e diaconais de uma prática pós-colonial da fé.

Discutir o tema na perspectiva da Teologia Prática e como preparação para a conferência da International Academy of Practical Theology (IAPT), em 2019. 

 

Público-alvo

Estudantes do PPG em Teologia da Faculdades EST e de outras faculdades e escolas teológicas, Ministros/as ordenados/as, Pastores/as, Agentes de pastoral, Professores de Teologia e de áreas afins. 

 

Conteúdo programático

24.04.2018 - terça-feira

Início - 8hs30min - 9hs30min - Academia Internacional de Teologia Prática (IAPT) na América Latina e a Descolonialidade: Possibilidades para uma nova dimensão e diálogo - Trygve Willer (presidente da IAPT)

9hs30min-10hs - Pausa

10hs - Colonialidade, poscolonialidade e o giro decolonizador: propostas teóricas e políticas - (O debate atual entre colonialidade, subalternalidade e poscolonialidade e o giro descolonial na América Latina, suas diferentes ênfases e sua relevância para América Latina. Nicolas Panotto (Grupo de Estudos Multidisciplinares sobre Religião e Incidência Pública - GEMRIP)

12hs15min. - Almoço

14hs - 15hs30min - Descolonizando o Divino - uma introdução à uma teologia descolonial

15hs 30min - 16hs - Cafezinho

16hs - 18hs - Discussão em grupo: - O aporte descolonial e a Teologia Prática

19hs30min - Palestra Pública – Descolonizar os conhecimentos: “novas” epistemologias y ecologia dos saberes


25.04.2018 - quarta-feira

8hs30min -10hs - Descolonizar a Educação Teológica  - Nicolas Panotto

10hs - 10hs 30min - Cafezinho

10hs30 min - Descolonizando as Práticas Pastorais - Nicolas Panotto 

12hs15min. - Almoço

14hs - 16hs - Metodologia e Práticas Pastorais na perspectiva descolonial - Trabalho conclusivo com Nicolas Panotto

16hs - Resposta sobre o tema numa perspectiva do Sul Global -Faustino Cruz- e Norte Global - Trygve Willer

17hs - Encerramento e cafezinho

 

Modalidade: Presencial

 

Investimento: Taxa de Inscrição R$ 320,00 


Inscrições: 
Pelo Site da EST de 26/02 até 19/04/2018


Total de vagas
: 40


Vagas com gratuidade:
 15 


Critérios para gratuidade:
 Estudantes do PPG da Faculdades EST e Integrantes do Comitê Organizador Latino-Americano da IAPT. 


Inscrições para gratuidade: * 
Na secretaria Acadêmica, por ordem de chegada 


Local do Curso: 
Faculdades EST  - Auditório do Prédio H e Capela

Coordenador do Projeto: 
Prof. Dr. Júlio Cézar Adam


Datas do Encontro: 
24 e 25 de abril de 2018

Cursos

  • Palestras Gratuitas - Sistema de Módulos para o Estudo de um Instrumento de Música

    Início: Ago/2018
  • Extensão em Punção Venosa para coleta de exames laboratoriais

    Início: Ago/2018
  • Tríduo Pascal: História, Teologia e Liturgia

    Início: Mar/2018
  • Teologia em contextos pós-coloniais: novos enfoques e desafios

    Início: Abr/2018
  • Punção Venosa para coleta de exames laboratoriais.

    Início: Mar/2018
  • Cursos de Extensão em Música

    Início: Fev/2018
  • Como Trabalhar com Migrantes a partir das Comunidades de Fé

    Início: Nov/2017
  • A Diaconia como Prática Social e Saber Acadêmico

    Início: Out/2017
  • Desigualdade Social, criminalidade e as igrejas cristãs

    Início: Set/2017
  • Curso de Venopunção para exames de análises clínicas.

    Início: Dez/2016
  • Workshop Musicoterapia e Autismo - Uma Sinfonia Diferente

    Início: Nov/2016
  • A fenomenologia da vida, em Michel Henry, como fenomenalidade do padecer humano em suas expressões de mais íntimos desejos.

    Início: Set/2016
  • Curso de Visitação para Comunidades

    Início: Ago/2016
  • Questões de Gênero na Vida Comunitária

    Início: março/2016
  • Elaboração e Gestão de Projetos: Novas parcerias entre Sociedade Civil e o Estado (lf 13.019/2014)

    Início: abril/2016

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Pró-Reitora de Ensino e Extensão


Coordenação

Pró-Reitora: Profª. Dra. Laude Erandi Brandenburg Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981) e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2002). Atualmente é professora da Faculdades EST. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Religioso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino religioso, educação cristã, fundamentos epistemológicos do ensino religioso, educação-teologia e educação.

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