Extensão

O Programa de Extensão caracteriza-se pela atuação da Faculdades EST junto a setores distintos da sociedade,
no próprio campus e fora dele, visando confrontá-los com o saber e a pesquisa produzidos no ambiente acadêmico.

Formação em Instrutor(a) de Massagem Infantil


Formação em Instrutor(a) de Massagem Infantil

Apresentação do Curso 

O curso de formação em "Instrutores de Massagem Infantil", com Dupla-certificação, capacitará pessoas para ensinarem mães, pais e cuidadora/es a massagearem seus bebês de 0 a 1 ano de idade, proporcionando todos os benefícios à família que esta massagem traz. Como instrutor/a qualificado/a você também poderá oferecer oficinas e palestras de sensibilização para o público em geral e grupos de profissionais.  

A massagem infantil tem como premissa o toque seguro, ajuda na vinculação do bebê com sua família e/ou cuidadora e contribui para o desenvolvimento global da criança. 

 O curso, administrada pela americana Jody Wright, Trainer, da IAIM-Sweden, é vinculado a uma Associação Internacional de Massagem Infantil - a IAIM - International Association of Infant Massage (<iaim.net>), que tem sua sede atual na Suécia. 

A IAIM foi fundada pela Vimala S. McClure, americana, que iniciou seus trabalhos com a massagem infantil em 1978, e transformou a IAIM em Associação Internacional em 1992. Seu método interliga a massagem indiana, a massagem sueca, a reflexologia e a yoga num método harmonioso. Porém, como Instrutores/as nossa meta é que bebês recebam um toque que nutre.

A Associação tem uma missão: "O objetivo da Associação Internacional de Massagem Infantil é de promover um toque que nutre e que comunica através da formação, educação e pesquisa para que mães/pais, cuidadores e crianças possam ser amadas, valorizadas e respeitadas por toda a comunidade mundial." (IAIM) (iaim.net

A IAIM vem trabalhando em cima desta missão desde 1986, e internacionalmente desde 1992. As formações são de 4 a 5 dias para profissionais que trabalham com famílias e  são administradas por pessoas treinadas pela IAIM,  Estas pessoas formadas a serem Instrutores de Massagem Infantil, aprendem a massagem para bebês, mas não para serem massoterapeutas de bebês e crianças.  Aprendem como massagear o bebê, aprendem sobre todos os benefícios que esta ferramenta proporciona e as formas como interagir com estas famílias. Por que não capacita a pessoa a ser massoterapeuta de bebês? A missão da IAIM é de que se fortaleça a vinculação dentro da própria família. Como o bebê se vincula mais à pessoa que o massageia,   a pessoa participante no curso aprende sim a massagear bebês, mas  aprende para poder ensinar as famílias a massagearem seus próprios bebês. Pois a missão da IAIM não é de formar massoterapeutas, que criaria vinculo entre massoterapeuta e bebê, mas é sim de formar pessoas que vão ajudar as famílias a reforçar, fortalecer e/ou recriar o vínculo familiar - mãe/pai/bebê e também cuidador/a e bebê, e ajudar a melhorar todo bem estar do bebê e consequentemente de sua família, e de sua comunidade. 

 

Objetivo geral

Capacitar pessoas como "Instrutores de Massagem Infantil" para ensinarem mães/pais/cuidadores a massagearem seus bebês e usufruir de todos os benefícios que este momento da massagem  proporciona à família. Fortalecer vínculos familiares, aumentando respeito, valorização e amor entre as pessoas. 

 

Objetivos específicos

Competências de Certificação da pessoa Educadora de Massagem Infantil.

Ao concluir este programa de certificação, a pessoa aprendiz terá as seguintes

habilidades: 

1. Descrever os benefícios da Massagem Infantil para o bebê/a criança e a pessoa progenitora/cuidadora

2. Citar pesquisas sobre o toque e seus significados para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê.

3. Descrever corretamente e demonstrar corretamente as manobras básicas da massagem infantil e suas adaptações.

4. Descrever e demonstrar as variações de manobras para a criança maior.

5. Ensinar habilidades e técnicas de Massagem Infantil para mães, pais e pessoas cuidadoras.

6. Observar interação mães/pais-bebês durante o ensinamento da massagem, identificar as possíveis dificuldades e guiar as mães e/ou os pais para terem um desfecho mais satisfatório. 

7. Descrever técnicas de relaxamento para as mães, os pais e/ou pessoas cuidadoras e seus bebês. 

8. Definir e utilizar habilidades de comunicação efetivas que encorajarão a interação saudável com as pessoas responsáveis.

9. Descrever como a massagem infantil pode beneficiar um bebê com necessidades especiais e sua família

10.Planejar e adaptar estratégias de marketing de um curso de massagem para bebês na sua comunidade

11.Organizar um programa (curso) de Massagem Infantil no seu local de trabalho ou comunidade. 

12. Listar as contribuições em potencial que possam oferecer no seu local de trabalho ou comunidade através de seu trabalho com toque que nutre e massagem infantil.

 

Público-alvo:

Pessoas maiores de 18 anos, estudantes e profissionais que queiram ou já trabalham com crianças da faixa etária de 0 a 2 anos de idade. Profissionais na área da saúde, educação e pais, mães ou responsáveis interessados nesta área. 

(Exemplo: Educação Perinatal, Enfermagem, Educação Infantil, Medicina, Psicologia, Assistente Social, Consultoras de amamentação, Doulas, Parteiras, Fisioterapeutas, Especialistas em Unidades Neonatais, Musicoterapeutas, Diretora/es de creches, Cuidadoras/es, entre outras).

 

Número máximo de inscritos: 22 (se você não conseguiu fazer sua inscrição ligue para (51) 2111-1400 e peça auxílio. Se completou as vagas, deixe seu nome e número de telefone para a lista de contatos, se houver desistências, e mande um WhatsApp para (51) 99698-2054.

 

Carga horária do curso: 32 horas

 

Conteúdo programático:

* História da massagem infantil e da IAIM – International Association of Infant Massage – Associação Internacional de Massagem Infantil

* Técnicas de Massagem, e como adaptar as habilidades à medida que a criança se desenvolve, demonstração e práticas em grupo da técnica de massagem do bebê

* Habilidades em comunicação, ensinamentos, facilitador de grupo e planos de aula

* Práticas em grupo com pais, mães ou responsáveis e bebês

* Efeitos e benefícios da massagem infantil

* O processo de vinculação. Vínculo e a relação entre massagem e vinculação

* Desenvolvimento do bebê e da criança em relação com a massagem

* Sinais que o bebê nos apresenta, choro, e estados comportamentais do bebê, reflexos

* Adaptação da técnica de massagem para situações especiais – cólicas, prematuros, ou bebês com necessidades especiais, etc.

* Lidando com o bebê, e posicionamento do bebê

* Compreendendo, apoiando e valorizando a mãe e/ou o pai ou responsável do bebê

* Pesquisa na área do toque

* Marketing, e promovendo as aulas de massagem infantil

* Diretrizes seguras no uso dos óleos de massagem

 

Metodologia:

A aula é expositiva em língua inglesa e com tradução consecutiva. Palestras, demonstrações, discussões de assuntos abordados, trabalhos em grupo, leituras. Haverá aulas práticas com famílias convidadas (mãe e/ou pais com seus bebês de 0 a 1 ano de idade) com duração de 1h30min no segundo, terceiro e quarto dia. Recursos didáticos  utilizados: apostilas, livros, textos visuais em multimídia, DVD educativos, práticas em bonecas. Bibliografia em língua inglesa e portuguesa.

 

Local dos encontros:

Casa Matriz de Diaconisas – Rua Wilhelm Rotermund, 395, Bairro Morro do Espelho, São Leopoldo, RS através das Faculdades EST, Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho, São Leopoldo, Telefone: 2111-1400. Pessoa de referência: Prof. Me. Verner Hoefelmann (Pró-Reitor de Ensino e Extensão).

 

Data dos encontros:

De 29/02/2020 a 04/03/2020

Horário: das 9h às 12h e 13h30 às 17h

 

Docentes e assessores:

A professora Jody Wright, natural dos Estados Unidos, administrará o curso como um todo. Ela tem a qualificação internacional de Trainer formada pela IAIM Circle of Trainers - Sweden. 

Jody Wright (CLC, CIMI, IAIMIT)*é uma Instrutora Certificada da International Association of Infant Massage (IAIM)– Associação Internacional de Massagem Infantil, com sua sede localizada na Suécia desde 2006, e associada a Infant Massage USA. Jody dedicou sua carreira a apoiar relacionamentos positivos entre mães, pais ou responsáveis e bebês. Ela é mãe de cinco filhas adultas e é especialista em amamentação, massagem e vínculo com a criança adotada. Ela é Conselheira Certificada em Amamentação (CLC), Educadora Perinatal, Designer  e é Professora de meditação de yoga. Ela publicou mais de 25 artigos para mães e pais e recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Prêmio Internacional de Apreciação da La Leche League. E por 19 anos foi presidente do Catálogo/Site Motherwear (revista especialmente para mães que amamentam) 

Jody foi treinada para ser instrutora internacional em 1984 por Vimala McClure (autora do livro Massagem Infantil: Um Guia Para Pais Carinhosos) e foi membro do conselho fundador da Associação Internacional de Instrutores de Massagem Infantil em 1986. Ela ajudou a fundar a IAIM em 1987, e está ensinando Massagem Infantil desde 1984. Ela atuou no Conselho Internacional da IAIM de 2006 a 2016. Jody administra mais que uma dúzia de cursos de formação anualmente nos EUA e liderou treinamentos (cursos de formação) na Costa Rica, Taiwan, Gana, Quênia, Haiti e China. (*CLC – Certified Lactation Consultant, CIMI – Certified Infant Massage Instructor, IAIMT – International Association Infant Massage Trainer) 

 -Para saber mais sobre a Jody Wright entra no site <infantmassage.info>

- Para ler mais sobre a IAIM, com sede na Suécia, entra no site www.iaim.net   

- Para ler mais sobre a Infant Massage USA, entra no site <infantmassageusa.org

 

Promoção e parcerias:

Formação promovida pela Faculdades EST(www.est.edu.br) e pela IAIM-Sweden (www.iaim.net) em parceria com Coordenação de Diaconia/Secretaria Geral da IECLB (https://www.luteranos.com.br/organizacao/missao-diaconia), e Casa Matriz de Diaconisas de São Leopoldo, RS (www.diaconisas.com.br), e  LABESI (Laboratório de Estudos em Saúde Integrativa do Mestrado Profissional em Enfermagem da UNISINOS/RS, constitui-se de uma rede colaborativa de pesquisadores/as, universidades e serviços de saúde que de forma, interprofissional e multiprofissional, visa apoiar e promover as Práticas Integrativas e Complementares na Região Sul (RS, SC e PR) do Brasil.)

Os apoios serão visibilizados durante o curso.

 

Importante: TRAZER JUNTO PARA O CURSO

- uma boneca de tamanho de bebê de 2 a 3 meses. Deve ser maleável, para exercer as práticas. Não pode ser de plástico duro. Este será seu instrumento de trabalho após o término do curso. Bonecas de pano estarão disponíveis sob encomenda. Dúvidas, e encomendas (51)99698-2054 com a Charlotte;

- uma almofada para o seu conforto, usar roupa confortável: terá momentos de prática nos colchonetes no chão.

 

Inscrições:

Até 26/02 (encerradas)

 

Investimento: 

R$ 1.100,00 – público em geral

R$ 800,00 -  estudantes

Parcelamento em 3x pelo PagSeguro.

 

Terá um manual a ser adquirido. Manual para Instrutoras/es de Massagem Infantil editada pela International Association of Infant Massage –Sweden e reeditada pela Associação Portuguesa de Massagem Infantil.

 

Sobre a Certificação:

Processo da dupla-certificação:

1. Completar o curso presencial de 5 dias.
2. Completar um trabalho escrito (será efetuado ao longo do curso presencial).

 

Após o curso presencial:

3. Ler um livro sobre desenvolvimento infantil e escrever um parágrafo sobre o mesmo.
4. Ensinar 5 famílias a massagearem seus bebês e escrever um relatório e sua autoavaliação sobre essa experiência.
5. Entregar os materiais completados para a professora do curso, via e-mail.

6. A docente fará sua avaliação e liberará a entrega dos certificados:

- curso de extensão de 32 horas pelas Faculdades EST – “Instrutor/a de Massagem Infantil” 

- e pela IAIM-Sweden – “Certified Infant Massage Instructor” (CIMI). 

Obs. A certificação pela IAIM-Sweden lhe dará direito a um ano como membro(a) associado(a) da IAIM-Sweden. A qual poderá ser renovada anualmente.

 

Informações mais detalhadas com a coordenadora deste evento: Charlotte A Wangen, enfermeira, massoterapeuta,doula, e Instrutora de Massagem Infantil, formada desde 1985 pela IAIM, e membra da Infant Massage USA: (51)99698-2054 com watts, ou e-mail: cawangen@gmail.com e pelo site da IAIM Brasil : .

Sugestões de hospedagem no local:

Casa Matriz de Diaconisas: retiros@diaconisas.com.br / 51 3037-0037 / 51 3037-0038
Faculdades EST: hospedagem@est.edu.br / 2111-1436

Clique aqui para visualizar sugestões de hotéis em São Leopoldo.

 

Bibliografia em português:

  • BÁRCIA, Sónia & VERÍSSIMO, Manuela. A importância da Massagem do bebê para as atitudes face à maternidade, in: Psicologia, Saúde & Doenças., Universidade Atlântica, UIPCDE, ISPA, Portugal, 2010, 11 (2), 271-281
  • BONOMI, Albino. Dr. (Colaboradora: Anna Cecília Muller Corrês): Pré-natal Humanizado: gerando crianças felizes. São Paulo:Ed. Atheneu, 2001.
  • BOWLBY, John. Formação e Rompimento dos laços afetivos. Ed Martins Fontes-Selo Martins: 5ª Ed, 2015, 232pg
  • BURGIERMAN, Denis R. O feto aprende. Superinteressante, Aprendendo no Útero, São Paulo, Ano 12, nº 7, julho. 1998.p. 30-37
  • CARVALHO, Marcus R. e TAMEZ, Raquel. Amamentação. Bases Científicas para a prática profissional. Guanabarra Koogan: 2002
  • FREITASA, Otília M. LOPES, Emanuel M. FIGUEIREDO, Maria do Céu. Massagem no recém-nascido pré-termo: é um cuidado de enfermagem seguro? Revista Portuguesa de Saúde Pública. 2010;28(2):187-198 (www.elesvier.pt/rpsp)
  • HEGGESSEY, Lorraine et.al. Maravilhas do Corpo Humano: O Milagre da Vida. Reader’s Digest. British Broadcasting Corporation. 1998. Video. 50 min.
  • KEATING, Kathleen. A Terapia do Abraço. Ed. Pensamento Ltda, São Paulo, 5ª.ed., 1994
  • KEATING, Kathleen. A Terapia do Abraço. 2. Ed. Pensamento Ltda, São Paulo, 4ª ed., 1994
  • KLAUS, Marshall & KLAUS, Phyllis. O Supreendente Recém-Nascido. Editora Artes Médicas Sul Ltda. Porto Alegre, 1989 (the Amazing Newborn, Reading, 1986)
  • LAWSON, Jack. Endorfinas: a droga da felicidade. Blumenau: Ed. EKO, 1998, 85 p.
  • LEBOYER, Frédérick. Nascer Sorrindo. Brasiliense, 1ª ed, 1994, 160pg. ISBN 978-85111-701-53
  • LEBOYER, Frédérick. Shantala: uma arte tradicional: massagem para bebês. 8ª ed. Ver. São Paulo: Ground, 2009, 159p. ISBN 9788571872165
  • LISSAUER, Tom & CLAYDEN, Graham. Manual Ilustrado de Pediatria. (tradução Arnaldo Prata Barbosa). – Ed. Elsevier/Mosby, Rio de Janeiro/RJ,2009, 515p, ISBN 978-85-352-2886-1
  • McCLURE, Vimala S. Massagem Infantil: Um Guia para Pais Carinhosos. Editora Record, Rio de Janeiro, 1996 , ISBN 8501037311
  • MONTAGU, Ashley. Tocar: O Significado Humano da Pele. Summus Editorial, São Paulo, 1986
  • ODENT, Michel. A Cientificação do Amor. 2ª ed. Florianópolis: Saint Germain, 2002
  • TAVANO, Patrícia Teixeira. Anatomia do recém nascido e da criança: características gerais. Ensaios e Ciência: C.Biológicos, Agrárias e da Saúde. Anhanguera Educacional SA., Vol XII, No.1, ano 2008, p 63-75
  • ZIEGEL, Erna E & CRANLEY, Mecca S. Enfermagem Obstétrica. &.ed. Rio de Janeiro: Ed. Interamericana, 1980. p 48-53 e 70-87

1. http://www.portalda família.org/artigos/artigo023.shtml
2. http://veja.abril.com.br/especiais/bebes/p_045.html

 

Bibliografia em inglês:

  • Acredolo, Linda P., and Susan Goodwyn. Baby Minds: Brain-building Games Your Baby Will Love. New York: Bantam, 2000. Print. Bailey, Rebecca Anne. I Love You Rituals. New York: HarperCollins, 2000. Print.
  • Agarwal, K. N., A. Gupta, R. Pushkarna, M. M. Faridi, and M. K. Prabhu. “Effects of Massage & Use of Oil on Growth, Blood Flow & Sleep Pattern in Amazing Talents of the Newborn. Perf. Dr. Marshall Claus, Dr. Barry Brazelton, Maureen Keefe, PhD, Nathan Fox, PhD. Johnson & Johnson Pediatric Institute, 1998. Videocassette.
  • Bailey, Rebecca Anne. I Love You Rituals. New York: HarperCollins, 2000. Print.
  • Brazelton, T. Berry, and Joshua D. Sparrow. Touchpoints Birth to 3: Your Child’s Emotional and Behavioral Development. Cambridge, MA: Da Capo,2006. Print.
  • Carlson, Frances M. Essential Touch: Meeting the Needs of Young Children. Washington, DC: National Association for the Education of Young Children, 2006. Print.
  •  Erikson, Erik H. Childhood and Society. New York: Norton, 1993. Print.
  • Fonagy, Peter. Affect Regulation, Mentalization and the Development of the Self. New York: Other, 2004. Print. Siegel, Daniel J. The Mindful Brain:Reflection and Attunement in the Cultivation of Well-being. New York: W.W. Norton, 2007. Print.
  • Galinsky, Ellen. Mind in the Making: The Seven Essential Life Skills Every Child Needs. New York: HarperStudio, 2010. 105. Print.
  • Greenspan, Stanley I., and Nancy Breslau. Lewis. Building Healthy Minds: The Six Experiences That Create Intelligence and Emotional Growth in Babies and Young Children. Cambridge, MA: Perseus, 1999. Print.
  • Hugs for Health- http://ezinearticles.com/?The-Power-of-a-Hug-for-Growth,-Health-and-Happiness&id=6818553
  • Hunziker, U. A. and Barr, R, G. (1986). Increased carrying reduces infant crying: a randomized controlled trial. Pediatrics, 77, 641-8.
  • Infants. Indian J Med Rs 112th ser. Dec (2000): 212-17. Web. 06 Sept. 2011. Effects of massage & use of oil on growth, blood flow & sleep pattern in infants. www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11247199.
  • Klaus, Phyllis H., and Marshall H. Klaus. Your Amazing Newborn. Cambridge, MA: Perseus, 1999. Pg 9. Print.
  • Kuhl, Patricia; Andruski, J. E., Chistovich, L. A., Kohevnikova, E. V., Ryskina, V. L., Stolyarova, E. I., Sundberg, U., & Lacerda, F. (1997). “Cross-Language Analysis of Phonetic Units in Language in Language Addressed to Infants”. Science 277 (5326): 684–686.
  • Lester, Barry M., and Catherine O'Neill Grace. Why Is My Baby Crying?: The Parent's Survival Guide for Coping with Crying Problems and Colic. New York, NY: HarperCollins, 2005. 58. Print.
  • McClure, Vimala Schneider. Infant Massage: A Handbook for Loving Parents. New York: Bantam, 2000. Print
  • Mizuno K et al. Mother-infant skin-to-skin contact after delivery results in early recognition of own mother’s milk odor. Acta Paediatr 2004; 93:1640-5.
  • Nugent, Kevin. Your Baby Is Speaking to You: A Visual Guide to the Amazing Behaviors of Your Newborn and Growing Baby. Boston, MA: Houghton Mifflin Harcourt, 2011. 56-
  • Perry, Bruce D. “Chapter 3 - The Role of Healthy Relational Interactions in Buffering the Impact of Childhood Trauma.” Working with Children to Heal Interpersonal Trauma: the Power of Play. By Christine R. Ludy-Dobson. New York: Guilford, 2010. Print
  • Peleaz-Nogueras M, Field TM, Hossain Z, Pickens J. (1996). Depressed mothers’ touching increases infants’ positive affect and attention in still-face interactions. Child Development, 67, 1780-92
  • Prechtl, Heinz. The Neurological Examination of the Full-term Newborn Infant: A Manual for Clinical Use from the Department of Experimental Neurology University of Groningen. Heinz Prechtl and Beintema. London: W. Heinemann, 1964. Print.
  • Sears, William, and Martha Sears. Parenting the Fussy Baby and High-need Child: Everything You Need to Know-- from Birth to Age Five. Boston:Little, Brown and, 1996. Print.
  • Sears, William, and Martha Sears. “The Benefits of Attachment Parenting.” The Attachment Parenting Book: a Commonsense Guide to Understanding and Nurturing Your Baby. Boston: Little, Brown, 2001. 13. Print.
  • Siegel, Daniel J. The Mindful Brain: Reflection and Attunement in the Cultivation of Well-being. New York: W.W. Norton, 2007. Print.
  • “Social Interaction Provides Key to Infant Language Learning.” University of Washington. N.p., n.d. Web. 18 Oct. 2012..
  • Solter, Aletha, Ph.D. Crying for Comfort, N.p., n.d. Web. 18 Oct. 2012..
  • Stamm, Jill, and Paula Spencer. Bright from the Start: The Simple, Science-backed Way to Nurture Your Child’s Developing Mind, from Birth to Age 3.New York, NY:Gotham, 2007. 151-53. Print.
  • Tronick, Edward. The Neurobehavioral and Social-emotional Development of Infants and Children. New York: W.W. Norton &, 2007. Print.
  • Tronick, Edward Z. “Interactive Mismatch and Repair: Challenges to the Coping Infant.” Zero to Three Bulletin VI.#3 (1986). Print.
  • Zeanah, Charles H. “5 Infant Social and Emotional Development.” Handbook of Infant Mental Health. New York: Guilford, 2009. 87. Print.

Cursos

  • Freud e a religião: percepções teológicas a partir do judaísmo e cristianismo

    Início: Abr/2020
  • Formação em Instrutor(a) de Massagem Infantil

    Início: Fev/2020
  • Gestão de Conflitos

    Início: Jan/2020
  • Curso de capacitação profissional em cuidados à pessoa idosa

    Início: Out/2019
  • Primeiros Socorros para Escolas - Lei Lucas (13.722/18)

    Início: 2019
  • Curso de Bibliolog com textos não-narrativos

    Início: Nov/2019
  • Cinema e Teologia: análise e discussão de filmes no âmbito da igreja e da escola

    Início: Ago/2019
  • Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

    Início: Jul/2019
  • Curso básico de Bibliolog

    Início: Mai/2019
  • Cursos Livres de Música

    Início: Mar/2019
  • Curso de Extensão em Grego Bíblico

    Início: Mar/2019
  • Palestras Gratuitas - Sistema de Módulos para o Estudo de um Instrumento de Música

    Início: Ago/2018
  • Extensão em Punção Venosa para coleta de exames laboratoriais

    Início: Ago/2018
  • Tríduo Pascal: História, Teologia e Liturgia

    Início: Mar/2018
  • Teologia em contextos pós-coloniais: novos enfoques e desafios

    Início: Abr/2018

Ficou interessado/a em algum curso?

Fique por dentro de tudo o que acontece na Extensão. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.

Pró-Reitora de Ensino e Extensão


Coordenação

Pró-Reitor Prof. Me. Verner Hoefelmann Possui graduação em Teologia (1980) e Mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1985). Atualmente é professor da Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Tem experiência na área de Novo Testamento e Grego, atuando principalmente nos seguintes temas: Mundo Contemporâneo do Novo Testamento, Exegese do Novo Testamento e Teologia do Novo Testamento.

Currículo Lattes

Central de Relacionamento


(51) 2111-1400
(51) 9 8185-0053
relacionamento@est.edu.br
faculdades..est
faculdadesest