Eventos

Confira abaixo os eventos realizados ou que ainda vão acontecer.

XVIII Salão de Pesquisa da Faculdades EST


XVIII Salão de Pesquisa da Faculdades EST

Tema:

Googlear na pesquisa ou pesquisar no Google?

 

Parâmetros, Orientações e Perspectivas da Pesquisa 3.0

O Salão de Pesquisa da Faculdades EST é o espaço acadêmico primordial voltado à reflexão acadêmica e científica institucional, no qual docentes e discentes da instituição trocam suas experiências, socializam suas descobertas e refletem sobre os desafios do saber científico gestado no bojo da academia, sua relevância para o contexto sociopolítico, cultural, econômico e também eclesial.  É, pois, um espaço voltado tanto a questões epistemológicas quanto metodológicas e práticas, visando a iniciação científica de discentes da instituição e sua futura inserção no mercado de trabalho. O Salão de Pesquisa da Faculdades EST também está aberto à comunidade acadêmica da região, ensejando o intercâmbio entre saberes e práticas de estudantes de outras instituições. É, portanto, um espaço riquíssimo para a socialização e a construção de novos saberes.

No ano de 2019, o Salão de Pesquisa da Faculdades EST completa sua 18ª edição. Como em edições anteriores o salão traz em sua programação não apenas espaço para comunicação de trabalhos e de avaliação dos diferentes programas de iniciação científica, mas também espaço de palestras e debates sobre o exercício da pesquisa, seus métodos e seus conceitos; o perfil profissional e o mercado de trabalho nas áreas que a instituição atua.

O XVIII Salão de Pesquisa da Faculdades EST irá acontecer entre os dias 10 a 12 de Setembro de 2019, durante as noites. O tema deste ano é a relação entre a internet, a mídia e a pesquisa. Como fazer pesquisa na internet? Como fazer pesquisa utilizando diferentes mídias? Quais as possibilidades da internet e da mídia na construção do conhecimento? Que tipo de informação a internet e a mídia oferecem? Como selecionar e filtrar as informações e os materiais de fontes digitais? Quais são os parâmetros de fontes confiáveis para a pesquisa na internet? Quais métodos de pesquisa científica são necessários para tempos de internet? Qual o impacto da mídia e da internet no mercado de trabalho? Essas são algumas das questões que serão debatidas no evento. O Salão de Pesquisa é um evento acadêmico institucional e, portanto, período letivo da instituição. Nessa direção, a Comissão de Pesquisa da Faculdades EST, órgão responsável por este evento, motiva a participação de todos e todas discentes e docentes da instituição. 

 

Como o Salão de Pesquisa está organizado?

O XVIII Salão de Pesquisa da Faculdades EST está organizado em dois blocos: A primeira parte está constituída de palestras e debates na forma de mesas-redondas sobre temas relacionados às áreas de atuação da instituição. A segunda parte está reservada para a apresentação de trabalhos, nas diferentes salas de aula da instituição. As comunicações não necessitam estar alinhadas com a temática do Salão de Pesquisa. É um espaço interdisciplinar. 

 

Dinâmicas de participação e orientações relativas à participação discente

Por se tratar de um evento acadêmico, institucional, dentro do período letivo, espera-se que todos e todas as discentes participem das atividades do Salão. Essa participação discente deverá ocorrer através de uma apresentação oral de um trabalho. O trabalho a ser apresentado pode se referir a uma monografia ou um trecho da monografia, ou trabalho semestral, ou trabalho de conclusão de curso, ou tema de pesquisa da pessoa discente. Pode se referir também a uma apresentação de um relatório de pesquisa, uma resenha de uma obra estudada, a análise de uma peça, um trabalho realizado em grupo no contexto da sala de aula, que remeta um tema relevante, entre outros. A forma de participação por apresentação será exclusivamente a “apresentação oral” ou “comunicação”.

Discentes da Faculdades EST que estiverem inscritos e inscritas no Salão de Pesquisa e terem pago a taxa de inscrição e alcançarem a participação de 75% de frequência receberão certificado (que poderá ser considerado também como participação em atividade complementar com carga horária de 20 horas). Haverá lista de presença em todas as sessões do evento, para cada bloco ou período do evento.

Discentes que não desejam comunicar trabalho ou receber certificação como ouvinte, não precisam se inscrever no Salão de Pesquisa. Entretanto, para o registro da presença nas aulas que aconteceriam nos horários previstos para a realização do Salão, deverão resenhar duas apresentações ocorridas no evento e assinar a lista de presença que estará disponível nos dias do evento.

Portanto, a sugestão é que todos os alunos apresentem algum tipo de trabalho ou pesquisa. Quem não apresentar, deve, para compensar, fazer resumo de duas pesquisas (apresentações de trabalho) ou de duas mesas redondas que participou. 

 

Prêmio do XVIII Salão de Pesquisa da Faculdades EST

Em cada sala de apresentação de trabalho, haverá uma banca composta por docentes da Faculdades EST que dariam aula no período de realização do Salão de Pesquisa. Esta banca será responsável por monitorar as apresentações e avaliá-las com base em critérios definidos pelo Conselho de Pesquisa. As três melhores apresentações de trabalho receberão um prêmio (primeiro lugar) e menções honrosas (segundo e terceiro lugares). A entrega da premiação ocorrerá na última noite do Salão.

A programação do evento está assim organizada:

Horário

10 de Setembro

11 de Setembro

12 de Setembro

14h00

17h30

 

 

 

Seminário Institucional Interno PIBIC/CNPq

 

Pessoas docentes avaliadoras externas:

 

Dra. Renata Ross

(Faculdade IENH)

 

Dr. Marinilson Barbosa (UFPB)

 

Sala 512

 

17h30

18h00

Intervalo

18h00

19h00

Sarau

Auditório H

Sarau

Auditório H

Sarau

Auditório H

19h00

20h00

“Internet e midiatização: como as transformações comunicacionais afetam a pesquisa e a construção de conhecimento”

 

Dr. Moisés Sbardelotto

(Unisinos)

 

 

Auditório H

“Metodologias de Pesquisa na Internet”

 

Dr. Iuri A. Reblin

(EST/Cult de Cultura)

 

Auditório H

“Internet e o Mundo do Trabalho”

 

Novas embalagens para a velha música: Tecnologia x Arte

Fábio Vargas

(Produtor Musical)

 

Confluências entre o mercado e academia

Ma. Larissa Becko

(Unisinos/Cult de Cultura)

 

Auditório H

20h00

20h20

Intervalo

Intervalo

20h20

22h10

Apresentação de trabalhos

 

Salas diversas*

Apresentação de trabalhos

 

Salas diversas*

Premiação do Salão de Pesquisa 2019

Auditório H

* confira a atualização da programação na semana do evento

 

Comunicações

Clique aqui para visualizar

 

Dinâmicas de participação de docentes e de discentes de outras instituições

Docentes da Faculdades EST que não estiverem já diretamente envolvidos na organização do Salão de Pesquisa e docentes e discentes de outras instituições poderão participar do Salão de Pesquisa. A participação se dá mediante inscrição prévia, efetivada por meio do pagamento da taxa de inscrição. Receberão certificados participantes que apresentarem seus trabalhos nos dias e nos horários estipulados pela organização do evento, os quais estão previamente definidos para as noites dos dias 10 a 12 de setembro, a partir das 20h20, em salas da instituição (a programação específica das apresentações de trabalho será divulgada às vésperas do evento, no site da instituição).

  

Como se inscrever

A participação no XVIII Salão de Pesquisa da Faculdades EST  se dá mediante a inscrição como ouvinte ou como apresentador ou apresentadora de trabalho. Há apenas um único formulário de inscrição e apenas uma única taxa de inscrição, conforme categoria. Para realizar inscrição para apresentação oral de trabalho, o interessado ou a interessada deverá, no ato da inscrição preencher os dados relativos à sua apresentação.

Importante: Participantes inscritos como ouvinte receberão o certificado por e-mail, após o evento, mediante o registro de 75% da frequência. Haverá listas de presença em todas as salas do evento.

Importante: Participantes inscritos como apresentadores ou apresentadoras de trabalho receberão o certificado de participação por e-mail, após o evento. Pelo fato de este certificado subentender a participação geral no evento, participantes inscritos como apresentadores ou apresentadoras não receberão certificado adicional como ouvinte. Trata-se de um único certificado: ou como ouvinte ou como apresentador ou apresentadora de trabalho.

 

As inscrições foram prorrogadas até dia 02 de setembro. 

Para se inscrever no XVIII Salão de Pesquisa da Faculdades EST, e apresentar seu trabalho, clique nos links abaixo conforme categoria. Neste formulário, lembre-se de preencher todas as informações. Na última página do formulário, haverá um link para o sistema de pagamento pelo sistema do PagSeguro. 

 

Notas importantes sobre a inscrição:

Você deverá preencher os dados de seu resumo no ato da inscrição.

Envio de texto completo para eventual publicação nos anais do Salão de Pesquisa é uma ação posterior à participação no evento. Para a inscrição ao evento é necessário (e será aceito) apenas o resumo (!) seguindo orientações abaixo definidas. O envio de texto completo é algo posterior, pois se subentende que um evento de iniciação científica é um espaço para reflexão, debate e oxigenação das ideias e pesquisas. Enseja-se que as reflexões gestadas no bojo do evento sejam incluídas no exercício de elaboração do texto final. Portanto, por favor, não encaminhe texto completo no processo de inscrição. 

Será aceito apenas uma apresentação por autoria. E a autoria poderá ser constituída de, no máximo duas pessoas (exceto se o trabalho contar com orientação docente. Neste caso, o docente será o segundo ou terceiro autor do resumo). Somente receberão certificação no ato da apresentação, as pessoas que realizaram e efetivaram a inscrição (pagaram a taxa) e apresentaram o trabalho nos dias e horários previstos. Isso inclui o ou a docente orientador ou orientadora. Estes somente receberão certificado de apresentação de trabalho se realizarem e efetivarem a inscrição e estarem presentes nos dias e horários previstos para a apresentação de trabalho.

Docentes que atuarem no evento como membros de banca examinadora e moderadores de sessão, ou como membros da comissão científica ou da comissão organizadora, receberão certificação equivalente à atuação.

 

As taxas de inscrição para participação são as seguintes:

Discentes da Faculdades EST: R$ 30,00

Demais participantes: R$ 50,00
(Docentes da Faculdades EST, Docentes e estudantes de outras instituições)

Os valores da taxa de inscrição deverão ser pagos até o dia 25 de agosto.

As formas de pagamento são exclusivamente por meio de:

- pagamento direto na Tesouraria da Faculdades EST

- pagamento por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.

 

Instruções Gerais para apresentação oral

  • Cada apresentador/a terá até 15 min. para realizar a comunicação.
  • Todas as salas possuirão equipamento à disposição (computador com data show e caixas de som).
  • Sugere-se aos/às apresentadores/as que estejam 10 min. antes do início da sessão para que possam carregar suas apresentações no computador disponibilizado na sala, a fim de evitar quaisquer atrasos ou tropeços entre as apresentações. De igual modo, àqueles/as que apresentarão lâminas em PowerPoint, sugere-se que mantenham uma cópia impressa da apresentação como “plano B”, caso aconteça algum imprevisto técnico no dia da apresentação.
  • Haverá até 15 min para discussão após cada três apresentações.
  • XVIII Salão de Pesquisa da Faculdades EST

    Início: 10/09/2019
  • Projeto Ginguinha

    Início: 00/00/0000
  • IV Congresso Internacional da Faculdades EST

    Início: 10/09/2018
  • Jornada de estudos sobre ética

    Início: 09/01/2018
  • III Colóquio Regional Sul em Arte Sequencial

    Início: 13/10/2017
  • XVI Salão de Pesquisa da Faculdades EST

    Início: 21/09/2017
  • XI Simpósio Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral

    Início: 21/09/2017
  • V Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

    Início: 23/08/2017
  • VII Congresso de Instituições de Ensino Superior da Rede Sinodal de Educação

    Início: 30/06/2017
  • Semana da Música

    Início: 07/11/2016
  • III Congresso Internacional da Faculdades EST

    Início: 12/09/2016
  • Novas parcerias entre Sociedade Civil e Estado (Lf 13.019/2014)

    Início: 10/11/2015
  • Tudo Sobre Cuidados Paliativos

    Início: 26/10/2015
  • Conferência Internacional Geminada Brasil - Alemanha sobre Reforma, Educação e Transformação

    Início: 19/11/2015
  • I Colóquio Regional Sul em Arte Sequencial

    Início: 17/10/2015

Ficou interessado/a em algum evento?

Fique por dentro de tudo o que acontece na Extensão. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.

Pró-Reitora de Ensino e Extensão


Coordenação

Pró-Reitora: Profª. Dra. Laude Erandi Brandenburg Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981) e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2002). Atualmente é professora da Faculdades EST. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Religioso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino religioso, educação cristã, fundamentos epistemológicos do ensino religioso, educação-teologia e educação.

Currículo Lattes

Central de Relacionamento


(51) 2111-1400
(51) 9 9871-7685
relacionamento@est.edu.br
faculdades..est
faculdadesest