Confira abaixo os eventos realizados ou que ainda vão acontecer.

V Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

O objetivo central do Congresso é discutir questões atuais no campo da pesquisa, da atuação política e da vivência comunitária no cruzamento das temáticas de Gênero e Religião, desde as mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, a cada edição, são escolhidos eixos temáticos que representam temas candentes que organizam tanto as conferências principais quanto as atividades gerais do evento. Para o V Congresso foram escolhidos como eixos temáticos “Ecologia – Economia – Ecumenismo”. Segundo Nancy Cardoso Pereira:

“Três palavras vizinhas se atritam aqui: economia, ecologia, ecumenismo. As três compartilham o oikos: unidade básica social (casa, mas também mundo). Simplificando: economia → oikos + nomos (lei/norma); ecologia → oikos + logos (compreensão/estudo); ecumenismo → oikos + forma do particípio passivo feminino (habitado/habitantes). São assim três formas de estar no mundo e de organizar a vida no mundo. Enquanto a economia dispõe, normatiza sobre o modo de produção da vida na relação com o mundo, a ecologia se ocupa de entender essas relações suas lógicas e implicações e o ecumenismo se pergunta pelas formas (objetivas e subjetivas) de ocupação/vivência do mundo”.

Além de pensar esses três eixos temáticos na relação com Gênero e Religião, o V Congresso também se insere no calendário de eventos relacionados aos 500 anos da Reforma Protestante. Nesse sentido, pretende também discutir os impactos e os significados da Reforma no século XVI em várias áreas do conhecimento e desde diversas perspectivas a partir dos três eixos temáticos propostos.

Todas as pessoas, grupos, organizações e instituições estão, desde já, convidadas a participar do processo de construção desse evento que, além de um espaço de reflexão acadêmica e científica, pretende ser um grande encontro de troca de saberes e construção de alternativas.

Clique aqui para mais informações

• XVI Salão de Pesquisa da Faculdades EST

Início: 21/09/2017
  • XI Simpósio Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral

Início: 21/09/2017
  • V Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

Início: 23/08/2017
  • VII Congresso de Instituições de Ensino Superior da Rede Sinodal de Educação

Início: 30/06/2017
  • Semana da Música

Início: 07/11/2016
  • III Congresso Internacional da Faculdades EST

Início: 12/09/2016
  • Novas parcerias entre Sociedade Civil e Estado (Lf 13.019/2014)

Início: 10/11/2015
  • Tudo Sobre Cuidados Paliativos

Início: 26/10/2015
  • Conferência Internacional Geminada Brasil - Alemanha sobre Reforma, Educação e Transformação

Início: 19/11/2015
  • I Colóquio Regional Sul em Arte Sequencial

Início: 17/10/2015
  • Salão de Pesquisa 2015

Início: 01/09/2015
  • Seminário Internacional Fides et Ratio

Início: 30/09/2015
  • Perdão: Onde Saúde e Espiritualidade se encontram

Início: 17/09/2015
  • IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

Início: 05/08/2015
  • IV Simpósio do Mestrado Profissional em Teologia

Início: 16/01/2015

Ficou interessado/a em algum evento?

Fique por dentro de tudo o que acontece na Extensão. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.

Pró-Reitora de Ensino e Extensão

Coordenação

Pró-Reitora: Profª. Dra. Laude Erandi Brandenburg Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981) e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2002). Atualmente é professora da Faculdades EST. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Religioso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino religioso, educação cristã, fundamentos epistemológicos do ensino religioso, educação-teologia e educação.

Central de Relacionamento

(51) 9 9871-7685