Notícias Conferência Memorial Para Dietrich Ritschl (1929-2018)

22/01/2019
Conferência Memorial Para Dietrich Ritschl (1929-2018)

Teologia em Diálogo com os Novos Mundos.

O Prof. Dr. Rudolf von Sinner, titular de Teologia Sistemática, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Faculdades EST, foi convidado para proferir a Conferência Memorial para Dietrich Ritschl (1929-2018). O ato foi realizado no antigo auditório de solenidades da Universidade de Heidelberg, mais velha universidade da Alemanha, fundada em 1386, no dia 18 de janeiro, um dia após o que seria o 90º aniversário do Prof. Ritschl, falecido em 11 de janeiro de 2018.

Dietrich Ritschl, bisneto do teólogo Albrecht Ritschl, nasceu em Basel, Suíça, estudou inicialmente Física em Tübingen, depois Teologia Evangélica em Basel e Bern. Foi pastor de alemães e alemãs, vivendo muito precariamente na Escócia após a guerra, construindo comunidades e visitando as cerca de 2000 pessoas espalhadas pelo país, com um fusca que fora doado pela fábrica Volkswagen.

Ao lado do trabalho pastoral, doutorou-se na Universidade de Edimburgo. Foi professor nos Seminários Teológicos de Austin (Texas), Pittsburgh (Pennsylvania) e Union Seminary em Nova Iorque - onde foi instalado, em 1969, junto com o teólogo negro da libertação James Cone, também falecido em 2018 -, antes de voltar para a Europa para assumir docência na Universidade de Mogúncia e, finalmente, na Universidade de Heidelberg (1983-99). Foi professor em muitos países do mundo, repetidamente na Austrália e na Nova Zelândia.

Já aposentado, foi professor visitante na então Escola Superior de Teologia (hoje Faculdades EST), no ano de 2006, discursando sobre seu conceito de narrativas bíblicas e pessoais (stories) que desenvolveu a partir da teologia bíblica e da psicanálise, tendo se formado também terapeuta.

Defendeu que, atrás da vida pessoal e de fé estão axiomas implícitos que regem nosso sentir, pensar e falar como se fosse uma gramática regendo o uso de uma linguagem. Enquanto tais axiomas podem ser formulados, operam antes e mesmo sem formulação linguística. Nas divergências entre diferentes igrejas, pensa ser possível descobrir que, mesmo diferindo a linguagem, atrás pode haver um mesmo axioma regendo nosso uso da linguagem, o que permitiria encontrar-se como cristãos, sem precisar chegar a consensos formais.

Ritschl pôde inverter a lógica da teologia: em vez de perguntar como atualizar textos e doutrinas de outrora para hoje e como aplicá-los, pergunta a partir da vida de hoje, e pela visão que Deus teria sobre ela. Nesta visão, Deus não conduz cada momento de nossa vida - o que seria um determinismo e impediria a liberdade humana - mas interpreta nossa vida, o que nos permite enxergar a "contra-proposta" de Deus sobre a vida humana, contra violência, pobreza, discriminação e fome, entre outros males que nos assolam.

Um bom grupo de alunos e alunas, amigos e amigas se reuniram ao redor do ato solene para um colóquio sobre "Hermenêutica Ecumênica - estado atual, desafios, perspectivas", quando o Prof. Dr. Rudolf von Sinner discursou sobre a vida e obra do Prof. Ritschl, sob o título de "Teologia em Diálogo com os Novos Mundos".

Rudolf estudou com o Prof. Ritschl de 1990-1993 em Heidelberg e aprendeu com ele um jeito de fazer Teologia que "foi como chuva fresca sobre terras secas" para as e os estudantes da época

A Editora Sinodal, em cooperação com o Fundo de Publicações Teológicas da EST, publicou o livro "Fundamentos da Teologia Cristã", escrito por Dietrich Ritschl, junto com seu ex-assistente Martin Hailer (quem também esteve várias vezes na EST). Trata-se de um curso introdutório à Teologia Sistemático desenvolvido em muitas aulas, desde o período de docência nos Estados Unidos, nos anos 1950, e publicado no original em 2006.